Anúncio

Artigo

Não será mais possível atualizar aplicativos fora do Google Play

Fernanda Guerra

Fernanda Guerra

  • Atualizado:

O Google está começando a levar bastante a sério a sua loja de aplicativos Google Play. Uma importante mudança nas condições de uso do site já está sendo comunicada aos desenvolvedores: a partir de agora, um aplicativo só será mantido no serviço se sua atualização acontecer apenas ali, e não com a oferta de um arquivo APK externo.

Não será possível modificar, substituir ou atualizar o código binário do arquivo APK de um aplicativo por outros métodos que não sejam o mecanismo de atualização do Google Play.

Políticas do programa do Google Play para desenvolvedores

O que significa a mudança?

Basicamente, o Google deseja evitar que os desenvolvedores ofereçam atualizações e novidades fora do Google Play, evitando a perda de usuários e que seja visto como um site desatualizado.

A medida afeta uma enorme quantidade de desenvolvedores e alguns dos programas mais baixados atualmente. Aplicativos como o WhatsApp e o Dropbox, por exemplo, permitiam que usuários avançados fizessem o download de suas versões mais recentes a partir de páginas próprias, com o fim de testarem novas funções e recursos.

O Viber protagonizou outro caso nesse sentido, publicando ontem em seu site um arquivo APK para resolver um problema de segurança de forma rápida e descomplicada. Com as novas condições de uso, porém, infelizmente isso não será mais possível.

Assim como a Apple, o Google lembra seus desenvolvedores que, se desejam ficar no Google Play, será obrigatório seguir a nova regra.

[Via Google Play Developer Program Policies]

Fernanda Guerra

Fernanda Guerra

Os mais recentes de Fernanda Guerra

Diretrizes Editoriais