Anúncio

Artigo

Não quero novas funções: chega de Outlook.com, Linha do Tempo, Windows 8…

Felipe Pessoa

Felipe Pessoa

  • Atualizado:

Um belo dia você acorda pela manhã, liga o computador, abre o seu aplicativo ou entra no seu site favorito e bomba! Está tudo diferente: botões fora de lugar, cores estranhas, enfim, tudo uma bagunça! Infelizmente, isso acontece com maior frequência do que as pessoas gostariam…

Não quero novas funções: chega de Outlook.com, Linha do Tempo, Windows 8…

As provas mais recentes disso foram as mudanças na Linha do Tempo do Facebook e o novo Outlook.com – pelos comentários dos leitores, não foram mudanças bem-vindas e causaram um impacto negativo. Resistir a mudanças é parte da natureza humana.

Agora, a pergunta é simples: estas mudanças em nossos programas e páginas favoritos são necessárias? Vou ter de aprender tudo outra vez? Será que o novo é melhor que o antigo? Se você também se faz estas perguntas, este texto é para você:

Os campeões da revolta – Outlook.com, Facebook e Windows 8

Assim como o Outlook.com e o Facebook, o Windows 8 também está na lista dos mais odiados pelas recentes mudanças que, diga-se, foram drásticas. Nós escrevemos sobre 5 motivos para usar e 5 motivos para não usar o Windows 8 – adivinhe qual deles gerou maior reação? Bingo! O artigo sobre os motivos para não usar o novo sistema operacional da Microsoft, claro!

Para tentar acalmar os ânimos, escrevemos uma série de artigos sobre o Windows 8 mas, aparentemente, o novo visual ao estilo Windows Phone – com mosaicos e quadros – não agradou… E ainda por cima, tiraram o botão “Iniciar”!

“Esses nerds da Microsoft são uns sem-vergonha mesmo”, diria o leitor mais esquentadinho…

“Mas, se estava funcionando tão bem, porque tiveram que mudar tudo?

Este é o argumento mais usado por quem quer que os seus aplicativos continuem iguais… É compreensível: novos produtos surpreendem os usuários, pegam todos de calça curta e causam desconforto.

Entretanto, a razão pela qual os programas e sites mudam com tanta frequência é bastante simples: porque os desenvolvedores tratam de melhorar o produto que têm em suas mãos.

O usuário comum tem uma ideia geral sobre um aplicativo ou uma página de Internet. Por outro lado, cada produto existente no planeta passa por evoluções. Pense em carros – o Gol de hoje em dia é igual ao Gol da década de 80? Olhe a foto…

O que acontece, entretanto, é que o ciclo de mudanças tem uma duração diferente para carros e para programas de computador. E isso também é incômodo – os desenvolvedores de programas têm uma velocidade de processamento de informação, os usuários têm outra…

Além disso, na internet podemos botar a boca no trombone e usar o anonimato do monitor para reclamar e soltar os cachorros com quem seja.

Agora, pense bem: também estamos preparados para dizer quais mudanças a Volkswagen deve fazer em sua próxima geração de automóveis? Não creio…

Então, o que fazer? A resposta é pura e dura: acostumar-se.

A informática é rápida – e muitas vezes também efêmera, descartável, é verdade.  Entretanto, uma coisa é certa: tudo nela muda muito rápido.

Reflita um minuto: nos últimos anos, por quantas mudanças verdadeiramente importantes você passou? Todas geraram alguma adaptação do seu comportamento, correto?

Com informática, é mais ou menos parecido e aqui você ainda pode usar um truque psicológico elementar: pense nas últimas mudanças drástica nos aplicativos e sites que você usa com maior frequência. Qual foi a sua primeira reação? Raiva, ódio, decepção ou todas elas bombardeando o seu cérebro simultaneamente? Entretanto, depois de algum tempo você se acostumou, certo?

Então, faça o mesmo com o seu programa favorito – ainda que, em alguns casos, seja realmente complicado…

Agora, participe! Quais as mudanças em aplicativos ou sites que você menos gosta? Conte para nós nos comentários e talvez possamos escrever algo a respeito 😉

Via Softonic Polônia

Felipe Pessoa

Felipe Pessoa

Os mais recentes de Felipe Pessoa

Diretrizes Editoriais