Anúncio

Artigo

Jogos no celular: a tendência de 2014 apresentadas no MWC

Jogos no celular: a tendência de 2014 apresentadas no MWC
Samuel Marc

Samuel Marc

  • Atualizado:

Quais são as tendências de 2014 para universo de jogos no celular? Nós percorremos os corredores do Mobile World Congress 2014, a grande feira de tecnologias móveis, à procura dos próximos lançamentos do setor.

Nós convidamos você à descobrir o que será possível jogar no iPhone 5 e o Galaxy S5, gráficos de ultra definição (4K), novos modos de controle e acessórios revolucionários.

Gráficos de PC nos celulares e tablets

Se os expositores estiverem corretos e cumprirem as promessas da feira, nós poderemos jogar games no celular equivalentes aos games lançados no PC ou videogames.

Afinal, tudo indica que o progresso técnico da computação seja realizado em termos de miniaturização e economia de energia, e isso pode influenciar largamente a qualidade de jogos à serem lançados para os dispositivos portáteis.

O pulo de qualidade será percebido com força nas definições de texturas, que certamente estarão mais avançadas. Os efeitos visuais (partículas, luzes, sombras), por sua vez, serão comparáveis aos videogames da nova geração (PS4 e Xbox One).

<!–
By use of this code snippet, I agree to the Brightcove Publisher T and C
found at https://accounts.brightcove.com/en/terms-and-conditions/.
–>

<!–
This script tag will cause the Brightcove Players defined above it to be created as soon
as the line is read by the browser. If you wish to have the player instantiated only after
the rest of the HTML is processed and the page load is complete, remove the line.
–>
brightcove.createExperiences();

Mais promissor ainda, a próxima geração de jogos para celular serão beneficiados por imagens em ultra definição, ou 4K, uma qualidade de exibição que ainda não chegou nem em nossas TVs! Mas que promete mostrar imagens altamente definidas.

Este desempenho descomunal  de visualização terá apoio das novas tecnologias de processadores gráficos (como o Tegra K1 da Nvidia ou Snapdragon 805 da Qualcomm), que permitirão aos desenvolvedores programarem jogos com muita liberdade.

Aliás, os chips são compatíveis com os motores gráficos da nova geração (Unreal Engine 4 e Unity), usados frequentemente em jogos de PC que mais exigem hardware. Uma polivalência que pode aumentar o número e a qualidade dos ports de jogos de PC para os smartphones e tablets. Mas não sonhe com um GTA V no iPad 2. Não dá!

Novas maneiras para jogar?

Para um grupo de players do qual eu faço parte, as telinhas sensíveis ao toque jamais substituirão botões, direcionais e controles tradicionais.

Felizmente, para os gamers mais irredutíveis, os controles e outros  joysticks Bluetooth para iPhone, iPad e Androids se transformarão em comum. E, a julgar pela quantidade de empresas criando e vendendo controles, esta tendência não desaparecerá tão cedo.

Mad Catz Mobile World Congres MWC C.T.R.L.iMad Catz apresenta seus controles para iOS e Android na MWC 2014

Além dos excelência gráfica e qualidade comparáveis, os futuros jogos de celular poderão compartilhar o modo de controle do título com os videogames (mais ou menos como acontece com o Playstation 4 e o PSVita). A convergência entre aparelhos diferentes pode incentivar a importação de grandes títulos (PC ou videogames) para celulares e tablets.

Mas, no final da conferência, nós vimos que muito pouco foi investido na renovação da mecânica dos games. Não será neste ano que a gente verá o triunfo de estilos inovadores contra as transposições clássicas (ex: FPS, bater em todos, gerenciamento, plataforma…). Por enquanto, será uma continuação daquilo que tanto vimos e revimos.

Acessórios inteligentes, os formatos à serem conquistados

Em 2014, sem dúvida, as grandes estrelas do Mobile World Congress foram os dispositivos vestíveis, que são pequenos acessórios conectados ao celular ou à internet e direcionados a revolucionar o mundo da comunicação móvel.

Originalmente os dispositivos estão reservados para usos mais pragmáticos (notificações, agendas, esporte, saúde…). Alguns dos dispositivos mostrados vão ganhar novas funções quando as lojas de aplicativos forem abertas para qualquer desenvolvedores. E, sem dúvida, os primeiros jogos não vão demorar muito para aparecer.

<!–
By use of this code snippet, I agree to the Brightcove Publisher T and C
found at https://accounts.brightcove.com/en/terms-and-conditions/.
–>

<!–
This script tag will cause the Brightcove Players defined above it to be created as soon
as the line is read by the browser. If you wish to have the player instantiated only after
the rest of the HTML is processed and the page load is complete, remove the line.
–>
brightcove.createExperiences();

Até o momento, os títulos disponíveis oficialmente para esses acessórios conectados estão bem limitados graficamente e em termos de jogabilidade: imagine como deve ser complicado jogar Candy Crush no relógio.

Mas a sensação de “pago para ver tudo isso” ainda persiste. De acordo com fontes especializadas, grandes nomes dos games de celular estão trabalhando para tirar vantagem dos novos formatos. Mas não existe nada de concreto.

Talvez 2014 seja um ano especial para a indústria de jogos para celular. Quem sabe, em poucos meses, você não estará pronto para registrar suas atividades e jogar uma partidinha de Angry Bird no Google Glass ou no Apple iWatch?

[Artigo original em francês]

Samuel Marc

Samuel Marc

Os mais recentes de Samuel Marc

Diretrizes Editoriais