Anúncio

Artigo

Multas Sociais: a rede social que promove a cidadania

Fernanda Guerra

Fernanda Guerra

  • Atualizado:

Sabe aquela indignação que bate quando você vê uma pessoa jovem parando o carro na vaga de idoso, ou mesmo quando um carro está tão mal estacionado que ocupa duas vagas? Agora você pode extravasar a raiva fazendo uma foto ou vídeo do abuso e denunciando o ocorrido no site Multas Sociais.

Para “multar” a pessoa, é só entrar na web e preencher um formulário com a data, a hora, a descrição, a foto e o vídeo (se houver) do flagra. Então, clique em “Aplicar Multa. A imagem vai para a página principal do site e outras pessoas também podem “punir” o motorista clicando no botão “Eu Multo”, ao lado da imagem.

É importante frisar que estas são multas fictícias e que, para fazer uma denúncia de verdade, é preciso recorrer aos órgãos competentes. Caso a pessoa denunciada queira tirar a informação da página, basta enviar um e-mail. O Multas Sociais funciona como uma rede social de interesse público e ainda permite que as publicações sejam compartilhadas no Facebook e no Twitter.

Navegando pelo Multas Sociais dá para ver momentos bizarros no trânsito. São carros com gente pendurada do lado de fora, veículos de agentes de trânsito parados em cima da calçada e até carro de polícia estacionado em vagas reservadas. O caso mais comum? Automóveis sobre a faixa de pedestre.

Na Campus Party Brasil 2012, o Multas Sociais participa do concurso Wayra Contest, iniciativa da Telefônica / Vivo para identificar talentos nas áreas de inovação e tecnologia. A rede social está entre as 20 iniciativas selecionadas para serem apresentadas na Campus. Os quatro projetos mais votados pelo público via internet chegarão à final da competição, e o ganhador leva uma viagem aos Estados Unidos para conhecer Silicon Valley, a meca da tecnologia mundial.

Fernanda Guerra

Fernanda Guerra

Os mais recentes de Fernanda Guerra

Diretrizes Editoriais