Anúncio

Artigo

9 razões para não ter um perfil no Twitter

Felipe Pessoa

Felipe Pessoa

  • Atualizado:

Há alguns dias, publicamos um artigo que falava sobre as principais razões para se abrir uma conta no Twitter. Falávamos da liberdade, agilidade e outras vantagens que o maior serviço de microblogging do mundo tem e porque seria interessante fazer parte dele.

Entretanto, como tudo na vida, o Twitter também tem pontos negativos… Para fazer papel de advogado do diabo, neste post vamos mostrar porque o Twitter não presta e, claro, porque você tem de correr de lá como o próprio cramulhão foge da cruz. Dê uma olhada:

1. Muita informação: não dá para ler tudo

É matemático: quanto mais gente você segue, maior a quantidade de informação na sua timeline.

Chega um momento em que a quantidade de tweets é tão grande, mas tão grande, que fica impossível ler tudo… Se você sofre de algum tipo de hiperatividade, certamente vai curtir seguir milhares de pessoas e grudar no Twitter o dia inteiro.

Isso fará você dizer…

2. “Virei um escravo do Twitter e esqueci de viver”

Você virou um robô e não consegue fazer outra coisa da sua vida a não ser tuitar! É um risco e acontece com muita gente: uma dependência excessiva, que faz com que a vida real praticamente desapareça.

Lembre-se: um show, uma balada com os amigos, uma noite de Ano Novo e outros eventos na vida real são muito mais divertidos.

3. Tentei entender mas não rola: o Twitter não é para mim

Eu conheço muita gente que não vê a menor graça no Twitter. Pessoas que realmente não entendem o que se passa ali… Ainda mais com essa história de hashtags, trending topics, menções, seguidores…

Quem não curte o Twitter realmente deve achar tudo isso uma chatice… Sem dizer na bagunça. Por exemplo, qual é a hashtag a ser usada: #euro, #euro2012, euro 2012 ## ou #euodeiohashtgs? Mistério…

4. Preciso mais que 140 caracteres

Aqui, os que amam o Twitter que me desculpem mas 140 caracteres não servem para expressar nada. Ter de resumir frases, cortar palavras, abreviar e sei lá mais o que para não ultrapassar o limite parece um insulto à língua, seja lá qual for.

É simples: 140 caracteres não são suficientes e não permitem dizer muito. E ponto!

5. Prefiro o Facebook

O Twitter vai direto ao ponto: você escreve o que quer e, se tiver espaço, pode adicionar um link ou subir uma foto e mais nada. É exatamente por isso que muita gente prefere o Facebook: lá só falam com quem conhecem e podem saber dos mínimos detalhes das vidas dos seus amigos.

Isso, claro, sem dizer as fanpages, os games, álbuns de fotos e muito mais. Em resumo: o Facebook é melhor que o Twitter.

6. É uma mediocridade sem fim: TTs e hashtags

Os trending topics ou, no Twitter em português, “Assuntos do Momento”, são palavras ou frases que estão em evidência no Twitter, em determinado momento. O problema é que, em 95% das vezes, são temas que não interessam a você. Sim, é hora de abandonar o microblog

Apenas para que se tenha uma ideia: o tal Justin Bieber não sai dali nunca… Ok, a molecada tem todo o direito de exaltar o seu “ídolo”, mas… bom, menos, né? Menos…

7. Escrever bem e Twitter: convivência impossível

Aqui, a linha que divide o Facebook do Twitter é muito tênue. Em ambas as páginas, o povo escreve mal, errado e os erros de ortografia são uma regra – quando deveriam ser exceção. Triste, mas verdade.

O bom é que no Facebook dá para bloquear “assassinos do idioma”… “No Twitter também!”, gritarão os mais xiitas. Sim, no Twitter também dá, mas é um bloqueio definitivo, não apenas de determinado post.

E, cá entre nós, é muito desagradável quando alguém escreve com erros gramaticais.

8. Não gosto de informação falsa, de boataria

Se você não gosta mesmo, fique longe do Twitter – boatos, trolls, fofocas e qualquer outro tipo de informação não confiável é o que mais se vê por lá. Atenção porque nem tudo o que você lê é verdade.

Isso sem contar os perfis falsos ou de mentira que lotam o Twitter…

9. Twitter está na moda. (E eu não suporto a moda!)

Você quer (e sempre quis) ser uma pessoa independente, sem amarras. Odeia ouvir falar “mas todo mundo gosta” e não está nem aí para tendências e modismos. Ótimo, fuja do Twitter – é uma ótima maneira de dizer ao mundo o quanto você quer manter a sua privacidade e a sua vida lá fora em segurança 😉

Se você discorda de tudo o que escrevemos aqui, então é melhor ler o outro lado: 9 motivos para entrar no Twitter 🙂

(Inspirado no OnSoftware FR)

Felipe Pessoa

Felipe Pessoa

Os mais recentes de Felipe Pessoa

Diretrizes Editoriais