Anúncio

Artigo

E a moda do sequestro de arquivos chega ao Android

E a moda do sequestro de arquivos chega ao Android
Rui Maciel

Rui Maciel

  • Atualizado:

Alguns usuários têm encontrado uma mensagem nada agradável quando ligam seu celular Android: “Registramos o uso de conteúdo ilegal em seu telefone. Pague US$ 300 para desbloquear seu terminal”. Na verdade, se trata de um caso de ransomware, técnica em que o cracker “sequestra” os dados de um smartphone e exige um resgate para liberá-los.

E a moda do sequestro de arquivos chega ao Android

Esse tipo de crime virtual já atacou milhares de PCs pelo mundo afora. Agora, ele chega aos dispositivos móveis na forma de um aplicativo que se apresenta como um reprodutor de vídeos premium para conteúdo pornográfico. No entanto, quando instalado no telefone, começa a causar sérios problemas ao usuário.

O ransomware em questão leva o nome de Koler.A e não bloqueia completamente o smartphone. O que ele faz é inserir uma skin na tela inicial do aparelho, impedindo o uso do dispositivo. É possível fechar essa camada, mas ela se abre automaticamente em cinco segundos. A solução mais rápida é tentar desinstalar o app em cinco segundos, o que vai demandar certa habilidade no trato com o telefone.

Portanto, meus caros, cuidado com o que vocês baixam no seu smartphone Android, ok?

Leia também

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter

Rui Maciel

Rui Maciel

Os mais recentes de Rui Maciel

Diretrizes Editoriais