Anúncio

Artigo

Microsoft pode trazer apps do Android para o Windows Phone

Marcel Perossi

Marcel Perossi

  • Atualizado:

O Windows vai rodar aplicativos do Android? Mais uma vez o dia amanheceu debaixo do mesmo rumor. Caso a notícia seja confirmada, tanto o Windows como o Windows Phone poderão acessar os milhares de aplicativos criados para o sistema operacional móvel do Google.

Atualmente é possível fazer isso com um programa para Windows chamado BlueStacks. Que fique bem claro: não é o Windows executando os aplicativos do Android. É um programa para emular inteiramente o sistema do Google para rodar apenas um app.

Microsoft pode trazer apps do Android para o Windows Phone

O rumor diz que uma fonte da Microsoft confirmou que a empresa está estudando a possibilidade de permitir aplicativos do Android dentro das próprias lojas. A fonte também afirma que muitas vozes continuam relutantes com a possibilidade dos aplicativos para Android invadirem as App Stores.

Boa ideia! Por que não fez isso antes?

Alguém pode pensar que é a solução perfeita para a Microsoft. Acabaria com o principal e derradeiro problema do Windows Phone: a falta de aplicativos. No entanto, a decisão parece mais um remendo do que uma solução. Quem desenvolveria apps para um sistema operacional com 4% de mercado que suporta apps do Android? Poucos, muito poucos.

Como se isso não fosse suficiente, precisamos lembrar que o Windows Phone mais vendido do mundo é o Nokia Lumia 520. Um celular com 512MB de RAM pode rodar aplicativos projetados para outro sistema operacional com estabilidade e fluidez?

Se deixarmos a estatística de lado e pensarmos num universo cheio de celulares com Windows Phone de 2GB de RAM (só existem 2 modelos com esta quantidade de RAM no mundo inteiro: Nokia Lumia 1020 e Lumia 1520), devemos lembrar que os apps Android usam o Google Mobile Services (GMS) para funcionar.

Compartilhar os dados com outros aplicativos, mostrar mapas ou a classificação de contatos nos jogos é impossível. Tão difícil quanto a compatibilidade de apps que usam qualquer sistema de pagamento interno, já que as compras in-app são realizadas por meio do GMS.

Mesmo que tecnicamente seja possível fazê-lo, poucos serviços seriam compatíveis. Sem mencionar que a Microsoft não terá a ajuda do Google, que não tem feito – nem pensa em fazer no momento – apps dos seus serviços para Windows Phone. Nem Gmail, nem Google Maps… e inclusive bloqueou o app do YouTube desenvolvido pela Microsoft.

O panorama não cria grandes esperanças. Se a Microsoft quiser salvar seu aplicativo, parece que o caminho deve ser outro, muito diferente do trilhado até o momento.

[Fonte: The Verge]

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Marcel Perossi

Marcel Perossi

Os mais recentes de Marcel Perossi

Diretrizes Editoriais