Anúncio

Artigo

Microsoft compra Nokia e cria expectativa no setor móvel

Rafael Videiro

Rafael Videiro

  • Atualizado:

Na madrugada de hoje, a Microsoft anunciou a compra da divisão de celulares da Nokia. Trata-se de um grande marco para a empresa e, provavelmente, um dos maiores e mais importantes negócios do setor móvel neste século.

Que a aquisição da Nokia pela Microsoft é uma transação que envolve muito dinheiro – mais de US$ 7 bilhões – e uma infinidade de interesses, nós já sabemos. Mas quais serão as consequências dessa negociação para os usuários de celulares Nokia Asha, Windows Phone e até mesmo para os fãs do Here Maps?

Microsoft compra Nokia e cria expectativa no setor móvel

Leia também:



Pouco se sabe até agora. Tudo o que se comenta ainda é apenas especulação, mas uma certeza é que a Microsoft utilizará toda a experiência em smartphones da Nokia para alavancar seu próprio sistema móvel, o Windows Phone 8. Além disso, poucas mudanças devem acontecer a curto prazo. A fusão só deve ser finalizada realmente no primeiro semestre de 2014.

Ainda assim, é possível arriscar algumas previsões do futuro:

  • Nokia Asha – os usuários do sistema S40 não precisam se preocupar por enquanto. A série Asha ainda é muito popular e rentável, o que deve fazer a Microsoft mantê-la em atividade por algum tempo. É possível também que a Microsoft aproveite a oportunidade para disponibilizar novos aplicativos na Nokia Ovi Store, como o Skydrive, o Outlook e o Bing.
  • Windows Phone – a nova versão da plataforma móvel da Microsoft acabou de ser lançada e é a menina dos olhos da empresa do Bill Gates. Com a aquisição, a briga entre as gigantes do setor ficará ainda mais acirrada. Microsoft, Google e Apple lutarão por cada ponto na fatia do mercado mundial. E quem deve ganhar com isso são os usuários de aparelhos Android, iPhone e – claro! – Windows Phone.

Após o anúncio inesperado, o mundo inteiro virou os olhos para o futuro da Microsoft. A expectativa em torno dos próximos passos e os efeitos para o mercado são tão grandes como os números da transação.

O que você espera da fusão da Microsoft com a Nokia?

Rafael Videiro

Rafael Videiro

Os mais recentes de Rafael Videiro

Diretrizes Editoriais