Os melhores games de PC para se emocionar

Os melhores games de PC para se emocionar

Continuamos com nossa série “Os melhores games de PC para…“. Você sabia que jogos também podem emocionar?

Costumamos ir ao cinema em busca de um escape, uma fuga e, acima de tudo, nos divertir. Mas às vezes a esperança é que o filme que vamos ver nos ofereça algo mais, algo que mexa por dentro, que nos mostre toda sua arte. O jogo, embora seja uma criação mais moderna que o filme, também pode oferecer tudo isso.

Hoje trazemos para você cinco dos jogos de PC mais impressionantes em um nível sensorial, títulos que vão deixar você colado à cadeira.

Solace: um jogo de nave para paladares refinados

SolaceOs jogos de nave são uma das categorias mais antigas dos games. Neles, a maior parte do tempo estamos obcecados com a superação dos níveis para obter a maior pontuação. No entanto, essa não é a maior atração do Solace.

Em Solace o que conta é a experiência que provoca esta combinação hipnótica de imagens e sons, baseada nas cinco fases do luto (negação, raiva, negociação, depressão e aceitação). Não existem avaliações, não há penalizações ao receber um tiro… O importante é deixar-se induzir por toda a sua arte.

Baixar Solace

Antichamber: psicodelia viciante

AntichamberEstar em um labirinto de onde você não consegue sair é um sonho recorrente que muitos tiveram, certo? O Antichamber, um jogo indie multi-premiado, é a tradução desta imagem tão perturbadora para uma versão em jogo.

Nele você deve escapar de um labirinto cheio de cores, armadilhas e provas complicadas. Aqui as leis da física não funcionam e nada parece fazer sentido, até você descobrir as regras deste novo mundo e começar a entender tudo. Claro que, quando você chegou a esse ponto, provavelmente já se deixou induzir por esta mistura de ilusões óticas e psicodélicas. Você terá que ver para crer.

Baixar Antichamber

Dear Esther: uma carta de amor aos jogos

Dear EstherE se você de repente acordasse em uma ilha, aparentemente deserta? Você pode responder a essa pergunta graças ao Dear Esther. Nele, vamos explorar uma bela ilha sem limites enquanto lemos trechos de cartas que Ester escreveu.

A ação e a aventura típicas deste tipo de jogos de exploração são substituídas no Dear Esther por mistérios, emoções, sentimentos… Nada é o que parece neste título mais parecido com as visual novels japonesas que com o conceito ocidental de games.

Baixar Dear Esther

Proteus: um prazer sensorial

ProtheusA experiência da ilha do Dear Esther foi curta? Então viaje para outra ilha, a de Proteus. Cada viagem neste jogo é uma experiência visual única, pois os cenários são gerados aleatoriamente.

Mova-se livremente ao redor da ilha, descubra cada um dos seus cantos e criaturas, deixe-se inundar por cores, formas e sons e não se preocupe com a morte. Ainda assim, o Proteus esconde um objetivo, mas você só vai descobrir quando estiver cara a cara com ele. Até que isso aconteça, relaxe e aproveite esta experiência única.

Baixar Proteus

Shelter: uma ode à natureza

ShelterIndependente de conhecer ou não a paternidade pessoalmente, o Shelter irá emocioná-lo, pois é impossível não deixar-se levar pela história de uma mãe texugo andando no bosque com seus filhotes, que terá que cuidar e proteger de todos os contratempos e perigos naturais.

Com uma estética no estilo cell-shading e absolutamente cativante, o Shelter é uma pequena obra de arte que vai deixar você sem fôlego, porque é impossível não simpatizar com esta linda família e não conseguirá parar de cuidar dela.

Baixar Shelter

A arte dos não-jogos

Os títulos recomendados neste artigo demonstram uma coisa: o objetivo de um jogo nem sempre tem que ficar claro e que “às vezes o caminho é mais importante que o destino“. É por isso que antes, estes títulos com jogabilidade pouco convencional, eram definidos como trabalhos experimentais ou “não-jogos”. Então, vamos aproveitar e experimentar grandes não-jogos!

Quais são seus jogos “diferentes” favoritos?

Leia todos os artigos publicados da série “Os melhores games de PC para…”

[Artigo original em espanhol]

Carregando comentários