Os melhores apps para usar nas eleições 2014

Candidaturas

Falta pouco tempo para a “maior festa da democracia” de 2014: as eleições para presidente, governadores, senadores, deputados no Brasil. Hora de analisar propostas, comparar candidatos e exercer o seu direito e dever cívico. Caso você seja daqueles que deixa tudo para última hora, resolvemos dar uma forcinha e listar os principais aplicativos para celulares das eleições.

Listamos uma série de aplicativos que ajudarão você a descobrir onde votar ou justificar a falta, escolher ou conhecer melhor o seu candidato, acompanhar a apuração e até mesmo a ajudar na fiscalização.

Antes da eleição

Voto x VetoVoto x Veto

Você ainda não escolheu o seu candidato? O Voto x Veto pode ajudar nesta tarefa. O aplicativo mostra os projetos de lei dos candidatos das eleições 2014 – presidentes e governadores – e pergunta se você aprovaria ou rejeitaria as ideias (também é possível pular). O nome do candidato que elaborou o plano só é revelado após sua votação. Depois, você pode consultar quais candidatos têm o plano de governo mais parecido com suas ideias, e qual seria o mais contrariado.

Mesmo que você já tenha um candidato, o app é interessante para ver a afinidade entre o candidato e suas necessidades.

Voto x Veto - Eleições 2014

Baixar Voto x Veto para Android

Baixar Voto x Veto para iPhone

Baixar Voto x Veto para Windows Phone

Acordei - Eleições 2014Acordei – Eleições 2014

Apesar do nome, o aplicativo Acordei é uma ótima opção para conhecer melhor seu candidato e verificar sua idoneidade. O app mostra o perfil de cada político, com uma pequena biografia, lista de processos, declaração de bens, orçamento de campanha e até mesmo o programa de governo ou as certidões apresentadas à justiça.

Acordei - Eleições 2014

Baixar Acordei – Eleições 2014 para Android

Baixar Acordei – Eleições 2014 para iPhone

CandidaturasCandidaturas

Outro aplicativo oficial da Justiça Eleitoral, com o resumo das informações de todos os candidatos às Eleições 2014. Entre elas: nome completo do candidato, nome para urna, número, situação do registro de candidatura, cargo, partido, coligação, link para o site do candidato, informações pessoais, bens, proposta de governo e eleições em que concorreu anteriormente.

Candidaturas

Baixar Candidaturas para Android

Baixar Candidaturas para iPhone

Baixar Candidaturas para Windows Phone

Durante as eleições

Onde votar ou justificarOnde votar ou justificar

Quando chegar domingo, será muito importante descobrir exatamente onde você vai votar. Zona eleitoral, mesa, seção e endereço correto. Já anotou todos os dados? Você pode consultar o local de votação no app oficial do TSE. Basta escrever o número do seu título de eleitor ou seu nome completo, data de nascimento e nome completo da sua mãe (não pode ter nenhum errinho!). É possível salvar vários endereços como favoritos, além de fazer consultas sobre onde justificar o voto em outras cidades.

Onde votar ou justificar - Eleições 2014

Baixar Onde votar ou justificar para Android

Baixar Onde votar ou justificar para iPhone

Você FiscalVocê Fiscal

Este aplicativo é uma iniciativa do professor da Unicamp Diego Aranha para ajudar na fiscalização das eleições e da polêmica urna eletrônica. Para participar, você precisa fotografar o boletim de urna em cada seção eleitoral. O boletim de urna é uma espécie de extrato que contém a soma de todos os votos de cada urna eletrônica. Depois você envia as fotos pelo aplicativo para o site Você Fiscal, que vai comparar com os dados finais anunciados pelo TSE. Uma iniciativa muito interessante e importante para a cidadania.

Baixar Você Fiscal para Android

Depois das eleições

Apuração Eleições 2014Apuração Eleições 2014

Não é possível testar este app antes de começar as apurações mas, pelo menos na teoria, o aplicativo oficial da Justiça Eleitoral deve ser a melhor opção para acompanhar os dados oficiais da contagem dos votos. Nele, você seleciona os cargos que quer acompanhar (Presidente, Governador, Senador e Deputado) e vai atualizando para saber os últimos dados oficiais. Após o término da votação, o aplicativo divulga os resultados da apuração em tempo real e apresenta o quantitativo de votos totalizados para cada candidato com a indicação dos eleitos ou dos que foram para o 2º turno. Cobre o Brasil inteiro.

Apuração Eleições 2014

Baixar Apuração Eleições 2014 para Android

Baixar Apuração Eleições 2014 para iPhone

Já deixou o celular prontinho para as eleições 2014? Só não se esqueça de que é proibido tirar fotos ao lado da urna eletrônica. Não vá fazer nenhum selfie, hein!

Leia também

Carregando comentários