Jogos com animais de estimação: do Final Fantasy II ao GTA V

No GTA V, um dos protagonistas, Franklin, pode adestrar um cachorro rottweiler. No Call of Duty: Ghosts, você tem como aliado um valente pastor alemão… Parece que os animais de estimação estão na moda nos games!

Mas será que essa moda de fazer que os protagonistas dos jogos tenham mascotes é nova? Se voltamos ao passado, descobrimos que não. Na realidade, sempre existiram personagens acompanhados por animais com um papel ativo.

Neste artigo, vamos relembrar os animais de estimação mais emblemáticos dos games. Fieis ajudantes que, sem sua companhia, o protagonista teria problemas com seus inimigos… Ou, pelo menos, se sentiria mais solitário.

Cachorros: os melhores amigos do herói

O mascote por excelência é o cachorro: costuma ser amigável, fácil de adestrar e é fiel até o fim dos seus dias. Os protagonistas dos jogos também sabem disso e, por isso, muitas vezes, decidem que em sua odisseia para salvar o mundo (ou a si mesmos) um cão acompanhe seus passos.

Dois jogos nos quais o cachorro tem grande importância são Fable 2 e 3 (2008 e 2010). Na saga do Peter Molyneux, o cão não apenas faz companhia, como também se converte num grande aliado e no melhor amigo quando você enfrenta seus inimigos.

É provável que a rapaziada da Infinity Ward tenha se inspirado no Fable para dar vida a Riley, o pastor alemão do CoD Ghosts (2013). Riley é uma peça fundamental tanto no modo história como no multijogador, quando aparece em forma de perk.

Se nos jogos anteriores os cachorros aparecem sem mais nem menos, em Fallout 3 (2008), você terá que trabalhar um pouco para encontrar Almôndega (Dogmeat, em inglês). Se você conseguir achá-lo, terá não apenas um novo amigo, mas também um ajudante que encontra armas, munição e comida para você.

Outro cachorro com habilidades fora do comum é Brown: mais do que mascote, foi coprotagonista do Rule of Rose (2006). Entre os dons do Brown estavam seu olfato estupendo que ajudava o personagem principal a encontrar objetos.

qual papel tem o Chop, o cachorro do GTA 5? Os primeiros rumores diziam que só poderíamos cuidar dele e personalizá-lo. Só que com o lançamento do game, tudo ficou claro. Chop também é bom atacando e salvando a pele de Franklin contra seus inimigos.

Gatos: os colegas escorregadiços

Se é fácil lembrar de cachorros parceiros nos games, recuperar felinos célebres que acompanham o protagonista é tarefa mais difícil. Não é à toa que os gatos são mais independentes que os cães.

Um dos gatos coadjuvantes de jogos é a Jeane, a gatinha de Travis, protagonista de No More Heroes (2008). Você pode brincar com a gatinha, alimentá-la, fazer massagens… Inclusive, se você cuida da sua alimentação, Jeane fica em forma e pode ajudar nos combates.

Com relação ao resto dos gatos que consigo lembrar, ou eles eram muito secundários – como o gatinho órfão de Shenmue (2000) – ou simplesmente eram muito divos para serem simplesmente secundários… Felinos gostam de ser os protagonistas!

Cavalos: muito mais que um meio de transporte

Os cavalos são para seus donos muito mais do que um animal para se locomover. Há casos históricos desse fato, como a grande união de Alexandre Magno e seu equino chamado Bucéfalo, e outras histórias de ficção, várias deles nos games.

Uma das parcerias entre homem e cavalo mais memoráveis é formada por Link e Epona, na saga The Legend of Zelda. Eles se conheceram em Ocarina of Time (1998) e, desde então, o herói da saga e sua égua viveram aventuras infinitas. Sua união é tamanha que basta que Link toque uma melodia com sua ocarina para que sua companheira apareça.

Outro cavalo que fez história foi Agro, que acompanha o protagonista de Shadow of the Colossus (2005). Pode ser que Agro não seja tão fiel como um cachorro, mas é graças ao animal que você consegue vencer alguns dos 12 colossos que enfrenta nesse título magistral da Team ICO.

Há muitos outros jogos nos quais o protagonista vai montado num cavalo, mas a união não é tão forte como a de Link e Epona ou do herói de SotC com Agro para que estejam no nosso “Hall da Fama”.

Ranosauros e outros animais inclassificáveis

Epona já está com Link há muitos anos, mas o Yoshi acompanha o Mario há muito mais tempo. Para ser mais exato, essa amizade existe desde o Super Mario World, em 1990. Mas… o que é o Yoshi exatamente? A julgar pela sua língua e pela pele verde, ele se passaria por uma rã, só que seu aspecto lembra mais um dinossauro.

De todas as formas, não importa qual a espécie do Yoshi. O importante é destacar que começou como um simples aliado do Mario – que podia ser montado e ajudava a atacar os inimigos – e logo desenvolveu brilho próprio. Sua fama cresceu tanto que o Yoshi chegou a ter seus próprios jogos como protagonista e é um personagem fixo na lista de todos os jogos do Mario desde então (Mario Party, Mario Kart, Mario Tennis, etc.).

Entretanto, o Yoshi não é o único mascote inclassificável que passou para a história. Você lembra dos Chocobo? Essas aves apareceram pela primeira vez no Final Fantasy II (1988) e logo se tornaram personagens fixos em todas os lançamentos da saga de RPG.

Qual é a utilidade dos Chocobo? Basicamente, eles são animais que servem como montaria, mas ganharam tanto destaque com os anos que, frequentemente, são protagonistas de minijogos, mascotes que você pode adestrar ou, inclusive, inimigos de alguns spin-off da saga, como no FF Tactics.

Menções especiais

O ponto central deste artigo são os animais de companhia que têm um papel importante na aventura mas não são o eixo central da história. Por isso, alguns personagens que adoramos tiveram que ficar fora da lista… só que não podemos deixar de mencioná-los por alto.

O mundo dos videogames não seria o mesmo sem os Pokémon. Se pensamos em mascotes míticos que temos que cuidar, também vêm à memória os Nintendogs e seus sucessores. E, claro, não podemos deixar de fora os Tamagotchi e seu sucessor espiritual, o cansativo Pou.

Para completar, existem jogos em que cuidar de animais é uma atividade que merece expansões à parte, como o The Sims: nas três gerações desse simulador tivemos a expansão de mascotes. E aposto que também aparecerá na quarta!

Para você, qual é o melhor mascote que já apareceu em um jogo?

[Artigo original em espanhol]

Carregando comentários