Anúncio

Artigo

Jogo aparentemente inofensivo rouba conversas do WhatsApp no Android

Rafael Videiro

Rafael Videiro

  • Atualizado:

Imagine esta situação: um amigo recomenda um jogo para Android, que você acha interessante e faz o download no Google Play. Depois de jogar algumas vezes, descobre que o game não é tão legal assim e o deixa de lado. Parece uma cena normal nos dias de hoje, não? Mas, e se este suposto jogo inofensivo rouba dados do seu celular e envia todas as suas conversas do WhatsApp para o seu… amigo?

Essa história é real e o jogo em questão se chama Balloon Pop 2. Enquanto estivesse instalado no aparelho, o app enviava, sem o consentimento do usuário, todos os bate-papos do WhatsApp a uma base de dados. Para completar, o serviço oferecia uma página web, onde qualquer pessoa que introduzisse seu número de telefone – e pagasse uma taxa – podia ler toda a sua vida privada.

Jogo aparentemente inofensivo rouba conversas do WhatsApp no Android

O Balloon Pop 2 chegou a estar disponível na loja oficial de aplicativos do Google até a manobra ser descoberta e o app, excluído. Para evitar problemas legais, o serviço era vendido como uma maneira de fazer backups, com a seguinte mensagem: “Instale o jogo e você sempre poderá acessar suas conversas a partir de nosso site”. O que não ficava claro é que outras pessoas também teriam acesso às suas informações.

Apesar do Google ter retirado o Balloon Pop 2 do Google Play, o jogo ainda está disponível para download na página web do serviço, chamado WhatsAppCopy. Todos devemos estar alerta para esse tipo de malware, já que não se sabe quantos casos parecidos estão circulando na internet neste momento. Ontem mesmo publicamos uma notícia sobre outro app aparentemente inofensivo para Android que é acusado de vender dados dos usuários a terceiros.

Nosso conselho é simples: busque sempre fontes confiáveis (o Softonic é um bom lugar para começar) e opiniões de outros usuários que já usaram e testaram o app. Preste atenção às permissões que o aplicativo pede antes da instalação e, a qualquer sinal de dúvida, busque uma alternativa que inspire mais confiança.

Fonte: Graham Cluley

Rafael Videiro

Rafael Videiro

Os mais recentes de Rafael Videiro

Diretrizes Editoriais