A Apple apresentou o iTunes Radio, um serviço de streaming de música online e grátis, com publicidade. O iTunes Radio não é um concorrente do Spotify (ainda não disponível no Brasil) conforme se esperava. O novo produto da Apple se parece mais ao Pandora ou ao Last.fm.
Leia também:
- Apple lança oficialmente o iOS 7 para iPhone, iPad e iPod touch
- iPhoto, iMovie e todo o pacote iWork serão grátis nos dispositivos novos da Apple
iTunes Radio é um serviço multiplataforma, disponível para iPhone, iPad, iPod touch, Mac, PC e Apple TV. Permite escutar estações de rádio personalizadas de acordo com suas preferências pessoais, sua biblioteca de músicas, um artista qualquer (e artistas relacionados) ou um estilo musical específico. A Apple afirma contar com mais de 200 estações baseadas em estilos de música.
A grande vantagem do iTunes Radio está no catálogo disponível desde o princípio do serviço: nada menos que o catálogo completo do iTunes (que frequentemente lança novidades em primeira mão antes de qualquer outro canal).
o iTunes Radio também funcionará como o Genius da App Store, oferecendo canções de acordo com as suas preferências, que o programa aprende à medida que você o utiliza. Também existe a possibilidade de criar listas brancas e negras de artistas, músicas e gêneros musicais.
Nos dispositivos móveis, o iTunes Radio estará integrado com o Siri. Basta pedir uma música ao assistente pessoal do iPhone que ela começará a tocar. Se quiser saber mais sobre quem está cantando é só pedir mais informação.
O objetivo da Apple é que a publicidade incluída entre as músicas não seja muito invasiva. A alternativa para eliminar toda a publicidade no iTunes Radio é a assinatura do iTunes Match por US$ 24,99 por ano. O valor é mais barato que o da concorrência, mas também há menos opções de reprodução.