O iOS 7.1, a nova versão do sistema operacional móvel da Apple, mostra uma mensagem de advertência contra as compras integradas nos aplicativos.
Inúmeros desenvolvedores de aplicativos contam com o sistema de compras in-app – compras integradas ou micro-transações em português – para gerar renda, além de oferecer uma versão completa paga.
A mensagem da janela é clara: uma vez que você insere a senha de sua conta Apple, você pode fazer as compras in-app durante 15 minutos sem introduzir o código novamente.
Exija a senha para todas as compras integradas
Com o iOS 7.1, a Apple escolheu reforçar suas medidas de segurança. Você só precisa ir à Configurações, Geral e Restrições. Depois, pode exigir uma senha antes das transações.
Selecione a opção Configurações do iPhone e, em seguida, a aba Geral.
Insira sua senha para acessar o menu Restrições do iPhone.
Ative as restrições e selecione a opção Pedir Senha.
Antes de qualquer compra in-app, a senha também será pedida sistematicamente.
Desative todas as compras in-app
No mesmo menu, existe uma dezena de parâmetros a conhecer. Esse último permite desativar todas as compras integradas. Talvez seja o melhor jeito de evitar gastos inesperados no iPhone ou iPad, porque as compras in-app vão simplesmente desaparecer dos aplicativos. Para evitar as compras acidentais de itens ligados, siga estes passos:
Acesse o menu Restrições – você deve reinserir a senha para desbloquear o dispositivo – procure na lista a opção Compras Integradas e desative-a.
Digite sua senha e depois desative as compras integradas
Qualquer melhora no iOS 7.1 parece confirmar o fato da Apple levar a segurança do usuário à sério. Devemos dizer que antes de qualquer falha de segurança detectada nas versões anteriores do iOS (o bug da tela de bloqueio, o caso dos falsos cobradores), a Apple vai mudar quando uma nova atualização for anunciada.
Você já comprou itens ou apps sem querer?
[Artigo original em francês]