Anúncio

Dicas e truques

iPad e crianças: Como configurar o controle parental

iPad e crianças: Como configurar o controle parental
Maria Baeta

Maria Baeta

  • Atualizado:

Evite que seus filhos vejam conteúdos impróprios, gastem seu dinheiro e apaguem aplicativos seguindo estes passos simples.

É muito comum que as nossas crianças “roubem” o iPad para jogar ou apenas para tocá-lo. Embora não aconteça nada, é melhor tomar algumas medidas de segurança para evitar deletar por engano algum aplicativo ou para não acessar conteúdo não apropriado para a sua idade.

O iOS tem muitas opções de personalização que, bem configuradas, tornam o nosso iPad ou iPhone uma máquina totalmente segura na qual será impossível fazer qualquer despesa ou acessar conteúdo violento ou sexualmente explícito.

Nós vamos ensinar a você como configurar seu iPad de maneira perfeita para os seus filhos usarem sem problemas e você não vai mais precisar se preocupar com sua segurança.

1. Acesse o menu de restrições

Vá para Configurações e selecione a opção Geral. Dentro desta, selecione Restrições. Isto fará você acessar o menu pelo qual nos moveremos ao longo deste tutorial.

Selecione restrições no menu de configurações gerais

2. Ative as restrições

Selecione a opção Ativar Restrições. O sistema irá pedir um PIN. Escolha uma senha de proteção. Lembre-se também que você terá que usá-lo sempre que quiser acessar esses menus.

Escolha uma senha de proteção

3. Desative a eliminação de aplicativos e compras

No primeiro menu, Ativar, recomendamos desativar duas opções: Apagar Apps e Compras dentro do aplicativo.

Você pode desativar mais, incluindo o acesso ao iTunes Store ou a Instalar Aplicativos, mas, neste caso, como já temos uma senha para comprar conteúdo e não nos importa que as crianças instalem novos aplicativos, vamos deixar essas opções ativadas.

Desative a eliminação de aplicativos e compras

4. Restrinja o conteúdo por idade

E se meu filho instala um aplicativo que não é recomendado para a sua idade? Isso não vai acontecer, porque nós também vamos restringir o conteúdo por idade. Para fazer isso, olhe para o segundo menu, o Conteúdo permitido.

Restrinja o conteúdo por idade no menu de restrições

Em Música e Podcast vamos remover a opção de Conteúdo Explícito, para que a criança só possa ver o conteúdo “Limpo”.

Remova a opção de Conteúdo Explícito nas restrições musicais

Em todas as outras categorias (Filmes, Apps…) vamos limitar o acesso por idade da criança. No nosso caso, a criança a quem queremos restringir o acesso tem 8 anos, portanto, em todas as categorias selecionamos o intervalo mais próximo de sua idade, como você pode ver nos exemplos. Decida por si mesmo a categoria de acordo com a idade e maturidade de seus filhos.

Restrição de filmes disponíveis de acordo com a idade das crianças

Em Sites da Web vamos evitar que possa ver conteúdo adulto. Isto impede, por exemplo, que numa pesquisa do Google apareçam resultados relacionados com pornografia.

Selecione a opção de conteúdo mais adequada para as crianças navegarem

5. Definir a privacidade

O próximo passo é configurar a privacidade de alguns aplicativos. Isso simplesmente impede, por exemplo, que seu filho jogue um jogo e que automaticamente se atualize o Facebook com alguma publicação.

Para evitar isso, acesse cada elemento da lista Privacidade e selecione Não permitir alterações. Faça o mesmo com a opção Permitir Contas de Permitir Alterações.

Define o tipo de privacidade desejada para você

No final, o desenho das restrições deveria ficar semelhante à imagem a seguir (o cadeado indica que é ativada a opção Não permitir alterações).

Configurações de restrições personalizadas

6. Desative as restrições a qualquer hora

Sem filhos à vista? Então você pode acessar a qualquer momento de volta para Restrições e digite o código que você colocou pela primeira vez: o iPad irá retornar ao seu estado natural.

Retornando para as configurações originais

Confie nas restrições, mas monitore a atividade de seus filhos

Com este tutorial, você não precisa se preocupar porque o seu filho estará seguro usando seu iPad. No entanto, como um bom pai, será melhor que você supervisione a atividade das crianças com o iPad, mas não tanto para espionar, mas para se certificar de que ele esteja aproveitando o tempo com aplicativos apropriados para a sua idade.

Não há nada melhor para uma criança que passar o tempo com seus pais fazendo atividades comuns, e a tecnologia é perfeita para jovens e idosos para aproveitarem e aprenderem juntos.

[Artigo original em espanhol]

Leia também

Maria Baeta

Maria Baeta

Os mais recentes de Maria Baeta

Diretrizes Editoriais