Anúncio

Artigo

Inveja no Facebook: você já sentiu?

Fernanda Guerra

Fernanda Guerra

  • Atualizado:

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Humboldt, em conjunto com a Universidade Técnica de Darmastadt, revela que o Facebook provoca sentimentos negativos nos usuários da rede social e reduz a satisfação com suas próprias vidas.

Todo mundo já desconfiava disso, mas agora está comprovado: o Facebook causa muita inveja na rede. Quando perguntados sobre o que sentem depois de acessar a rede, mais de um terço dos 600 participantes do estudo indicaram sentimentos negativos como a frustração.

Segundo os pesquisadores, a razão predominante disso é a inveja dos amigos no Facebook. “Mesmo que alguns tenham hesitado em admitir que sentiram inveja enquanto estavam no Facebook, na maioria das vezes julgaram que o site pode ser a causa da frustração de ‘outras’ pessoas na plataforma (…). O acesso a muitas notícias positivas e aos perfis bem-sucedidos dos amigos alimenta uma comparação social que pode facilmente provocar inveja”, conta a investigadora Hanna Krasnova.

Como identificar os invejosos?

Segundo a mesma pesquisadora, aqueles que não se envolvem muito com as atividades do Facebook, não se comunicam com os demais e usam a rede social só como fonte de informação, apenas lendo o que os amigos publicam e checando fotos alheias, são os mais afetados.

E o que mais provoca inveja online e offline no Facebook são, de longe, fotos das férias. A pesquisa também foi capaz de vincular a inveja provocada pelo Facebook com uma insatisfação geral com a própria vida. “Considerando que o uso do Facebook é um fenômeno global e a inveja é um sentimento universal, muitas pessoas são alvo dessas consequências dolorosas”, relata uma das autoras, Helena Wenninger, da Universidade Técnica de Darmstadt.

Você já sentiu inveja no Facebook? Do quê?

Fernanda Guerra

Fernanda Guerra

Os mais recentes de Fernanda Guerra

Diretrizes Editoriais