Anúncio

Notícias

Indiana Jones: o herói, a lenda da Disney+ e muito mais

Revisamos a influência de Indy na cultura pop

Indiana Jones: o herói, a lenda da Disney+ e muito mais
Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

  • Atualizado:

Para muitas pessoas, Indiana Jones é mais do que entretenimento. E isso é normal. O herói interpretado por Harrison Ford nasceu da frustração de Steven Spielberg por não conseguir os direitos de James Bond, e o resto é história.

Disney+ INSCREVA-SE

Indiana Jones influenciou milhões de pessoas, em milhares de obras, em centenas de filmes e em dezenas de jogos. Porque o impacto que o arqueólogo e professor de história teve nos anos 80 foi tão grande que, em pleno 2023, ainda estamos falando sobre ele.

Hoje vamos revisar a vida e obra de Indiana Jones, desde o herói dos filmes até o protagonista de alguns dos grandes videogames de sua época. Indy é um dos grandes e merece uma homenagem agora que sua última grande aventura chega ao Disney+.

Quem é Indiana Jones?

Indiana Jones, interpretado pelo ícone do cinema Harrison Ford, é um professor de arqueologia e aventureiro que viaja pelo mundo em busca de artefatos antigos.

Ele é bonito e encantador, com coragem e inteligência de sobra. Também é reflexivo, sensato e ágil. E odeia os nazistas com todas as suas forças. Sua única fraqueza? Cobras e mulheres bonitas. Afinal, ele é um James Bond arqueólogo.

Aparece pela primeira vez na tela grande em 1981, no filme Os Caçadores da Arca Perdida, e depois protagoniza mais dois filmes na década de 1980: Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984) e Indiana Jones e a Última Cruzada (1989). Uma quarta entrega mal concebida, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, seguiu em 2008.

O quinto capítulo, Indiana Jones e a Relíquia do Destino, encerrou as aventuras de Indy nas telonas no verão de 2023.

Criado por George Lucas e dirigido por Steven Spielberg, o personagem Indiana Jones é inspirado nos seriados de aventura das décadas de 30 e 40, como Flash Gordon e Buck Rogers. O personagem também é influenciado por arqueólogos da vida real, como Hiram Bingham, que descobriu a antiga cidade de Machu Picchu.

Disney+ Download

O sucesso de Indiana Jones explicado

Após a estreia de Os Caçadores da Arca Perdida, a crítica e os fãs elogiaram o filme por suas cenas cheias de ação, seus personagens memoráveis e sua fotografia inovadora.

As histórias das aventuras de Indy transcenderam a tela grande e logo encontraram seu lar na televisão, assim como em livros, quadrinhos e videogames.

O chicote de Indy é tão intrínseco ao seu personagem quanto o sabre de luz de Luke Skywalker ou o escudo de vibranium do Capitão América. A ferramenta e arma que Indy usa para se balançar pelos vazios e lutar contra os inimigos simbolizam a coragem e a inteligência do personagem.

O chapéu e o chicote se tornaram tão populares que apareceram em inúmeros filmes e programas de televisão, bem como em anúncios e artigos de merchandising.

Mesmo a trilha sonora, composta pelo lendário John Williams, é uma das mais conhecidas de todos os tempos. Mas a importância do personagem na cultura pop não termina aí.

O impacto de Indiana na cultura pop e nos videogames

Em Os Caçadores da Arca Perdida e suas sequências marcaram um antes e um depois em Hollywood e ajudaram a popularizar o gênero do cinema de aventura. Nas décadas seguintes, mais aventureiros de capa e espada seguiram o exemplo de Indy.

No outono de 1996, os desenvolvedores de jogos Core Design lançaram Tomb Raider, estrelado pela aventureira e arqueóloga Lara Croft. A intenção original da Core era criar um herói de ação masculino, mas sua primeira criação se parecia tanto com Indiana Jones que eles temiam ser processados.

Depois de redesenhar o personagem, eles finalmente criaram Croft, uma aristocrata britânica que possui muitas das características marcantes de Indy: fanfarronice, inteligência, coragem e um senso de humor irônico.

O filme de 1999, A Múmia, estrelado por Brendan Fraser e Rachel Weisz, e suas sequências, também encontram inspiração nas aventuras de Indy, desde seu herói durão até sua ambientação de época.

Disney+ INSCREVA-SE

A franquia cinematográfica e televisiva National Treasure, de Jerry Bruckheimer, a série de aventuras sindicada Relic Hunter, estrelada por Tia Carrere, e até mesmo a série Moon Knight (Cavaleiro da Lua), da Marvel Studios, contêm elementos popularizados por Indiana Jones.

Também a franquia de videogames Uncharted e a comédia de aventuras A cidade perdida, de Sandra Bullock, têm uma dívida de gratidão com Indy e o precedente que suas filmes estabeleceram como superproduções de ação e aventura. Por tudo isso, obrigado Steven, George, Harrison e John.

Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

Jornalista especializado em tecnologia, entretenimento e videogames. Escrever sobre o que me apaixona (gadgets, jogos e filmes) me permite manter a sanidade e acordar com um sorriso no rosto quando o despertador toca. PS: isso não é verdade 100% do tempo.

Os mais recentes de Chema Carvajal Sarabia

Diretrizes Editoriais