Anúncio

Artigo

Hoax no Facebook? Entenda o que está por trás do texto de direitos autorais

David Moya

David Moya

  • Atualizado:

Em resposta às novas diretrizes do Facebook: Declaro que meus direitos autorais estão ligados a todos os meus dados pessoais, ilustrações, quadrinhos, pinturas, fotos e vídeos profissionais, etc. (como resultado da Convenção Berner). Para uso comercial dos acimas citados, é necessário meu consentimento por escrito em todos os momentos.
Quem ler isso pode copiar este texto e cole-o no seu mural do Facebook. Isto irá colocar-los sob a proteção de leis de direitos autorais.”

Mais uma vez aconteceu. O texto acima está circulando no Facebook com  o título de “Novas diretrizes e direito autoral”. Milhares de pessoas em todo o mundo publicaram esse texto no mural com a intenção de proteger o conteúdo publicado e evitar que seja usado comercialmente por terceiros.

Mas então, esse aviso é mais um desses boatos do Facebook? Vejamos os fatos:

Publicar o texto garante a proteção dos meus dados?

O aviso não garante nada, pois a relação entre o usuário e o Facebook é definida nas condições de uso do site, que você aceita na hora de criar o registro.

Como o Facebook faz mudanças nas condições de uso?

O processo do Facebook na hora de alterar suas políticas mudou recentemente e, agora, concede ao usuário sete dias para opinar sobre as mudanças.

Segundo o próprio Facebook: “Se recebermos mais de 7.000 comentários sobre uma alteração específica, colocaremos a alteração em votação. A votação será obrigatória para nós se mais de 30% de todos os usuários ativos registrados até a data da notificação votarem.”

Seguindo este processo, o Facebook anunciou a intenção de modificar alguns pontos da Declaração de Direitos e Responsabilidades e da Política de Uso de Dados, e publicou o texto para que todos os usuários interessados consultam as novidades.

Ao mesmo tempo, abriu um canal para deixar comentários sobre estas mudanças, que pode ser usado até às 15h (horário de Brasília) do dia 28 de novembro. É nos comentários desta página – e não no seu muro – que você deve escrever a sua opinião a respeito da nova política.

Resumindo: o problema, portanto, não está no texto que está sendo colado nos muros, mas no canal utilizado para expressar a  desconformidade com as novas condições de uso do Facebook.

Finalmente, basta dar uma lida no FAQ do Facebook para ver que você tem todos os direitos autorais do conteúdo que publica. O que você concede ao Facebook é a autorização para usar e exibir o conteúdo divulgado conforme as condições estabelecidas pelo serviço.

Se você não está de acordo com as novas regras, você pode deixar o seu comentário no espaço habilitado para isso até amanhã. Aproveite a chance!

David Moya

David Moya

Os mais recentes de David Moya

Diretrizes Editoriais