Here.net: o substituto do Nokia Maps já tem nome e endereço

Here.net: o substituto do Nokia Maps já tem nome e endereço

Nokia Here é a evolução do Nokia MapsA Nokia acaba de lançar o Here, sua nova arma para concorrer com o Google Maps e os mapas da Apple. O Here chega para substituir o Nokia Maps e esquentar a briga entre os serviços de mapas, tanto nos navegadores como nos celulares.

Além da versão online já disponível no endereço Here.net, a Nokia promete para um futuro próximo aplicativos nativos do Here para os sistemas iOS e Android, além de uma versão compatível com o Firefox OS para o primeiro semestre do ano que vem.

Em poucas palavras, o Here representa uma considerável evolução do Nokia Maps, anteriormente conhecido como Ovi Maps e disponível em grande parte dos celulares da marca. Apesar de não serem tão conhecidos como o Google Maps, os mapas da Nokia sempre foram reconhecidos como mapas de qualidade e que incluíam funcionalidades muitas vezes ignoradas pelos concorrentes, como a navegação offline.

Novamente, a Nokia surpreende e lança um novo serviço com boa usabilidade, visual bonito e diversas funcionalidades interessantes:

Aplicativo online multiplataforma

A Nokia não se preocupou em oferecer o novo serviço apenas nas plataformas vinculadas à empresa, como os sistemas Symbian e Windows Phone. Você pode acessar o Here desde já em qualquer dispositivo, por meio do navegador nativo.

Os mapas do Here estão programados em HTML 5 e dispõem de um sistema de carregamento híbrido que armazena informações no cache do navegador para mostrar as imagens mais rapidamente. Também permite que sejam guardados fragmentos dos mapas para acesso sem conexão à internet (modo offline) mesmo quando você navega no celular. Dessa forma, você economiza seu plano de dados.

Apps para celulares

O aplicativo online do Here servirá de base para os futuros apps que a Nokia vai lançar para os diversos sistemas operacionais móveis: iOS, Android, Windows Phone, Symbian, Firefox OS, entre outros. Segundo a Nokia, nenhum smartphone ficará sem seus mapas. Quem deve estar agradecendo aos céus são os usuários do iPhone, insatisfeitos com o novo sistema de mapas introduzido nos aparelhos da Apple com o iOS 6.

Certamente, as melhores funcionalidades já existentes no Nokia Maps continuarão disponíveis no Here para celulares. Modo offline, rotas com instruções de voz, situação do tráfego nas estradas, visualizações 3D e, no futuro, o recurso LiveSight, herdado do Nokia City Lens, e que representa um passo à frente no mundo da realidade aumentada.

Além disso, também foi anunciada a criação de um kit baseado na tecnologia dos mapas do Nokia Here para que desenvolvedores de aplicativos Android possam aproveitar essa informação nas suas próprias criações.

Coleções

Coleções é o nome da funcionalidade do Nokia Here que deixa você salvar seus locais favoritos e sincronizá-los com sua conta Nokia para que estejam disponíveis em qualquer navegador ou dispositivo que você usar.

As possibilidades são muitas: marcar restaurantes, organizar roteiros de viagem e até mesmo compartilhar pontos de interesse da sua cidade com um amigo que vai visitar você pela primeira vez. Graças ao poder social do Nokia Here, você se torna um guia turístico sem sair de casa.

Map Creator

Apesar de ser bastante complexos, os mapas do Nokia Here pecam pela falta de informações em locais menos conhecidos, assim como o Google Maps. Para resolver esse problema, a Nokia criou um recurso colaborativo para que você possa ajudar a “completar” os mapas.

Map Creator é outra função que tem destaque na página do Nokia Here. A ferramenta permite que os usuários colaborem com a construção ou correção do mapa completamente. Você pode adicionar ruas – com seus respectivos nomes e direção de tráfego -, incluir pontos de interesse, bifurcações…

Visualização 3D e Nível de Rua

Nos dias de hoje, um bom serviço de mapas deve oferecer diferentes modos de visualização, de forma que o usuário sinta como se realmente estivesse visitando o local. No Google Maps, existe o Street View; para a Apple, os mapas 3D. E o que o Nokia Here apresenta? Ambos!

O Nokia Here inclui tanto a visualização 3D como a conhecida como Nível de Rua, em 360 graus, sem que você tenha que instalar nenhum plugin. A tecnologia WebGL utilizada pelo Here está presente nos principais navegadores, e você visualiza os mapas da maneira como achar melhor sem qualquer complicação.

De forma semelhante ao Google Street View, para ativar o Nível de Rua no Nokia Here, basta clicar no ícone da parte inferior da página e posicioná-lo em um ponto do mapa. Infelizmente, o recurso ainda está disponível em poucas cidades, mas deve aumentar em breve.

Para ter uma visão 3D, você deve selecionar a opção “Maps 3D” no menu de exibição do mapa na região superior direita da tela. O estilo é bastante parecido ao dos mapas 3D do iOS 6, mas por enquanto os mapas em três dimensões do Nokia Here ainda não estão disponíveis para acesso via celular.

Você não precisa esperar para experimentar o novíssimo Nokia Here. Acesse Here.net no seu navegador e explore agora mesmo tudo o que a ferramenta proporciona.

Quais são suas primeiras impressões? Prefere os mapas do Google, da Apple ou da Nokia? Já encontrou algum erro bizarro no Nokia Here? Compartilhe com a gente!

[Via OnSoftware ES]

  • Link Copiado!
Carregando comentários