Anúncio

Artigo

Have I been pwned?: Site verifica se seu e-mail está comprometido

Rafael Videiro

Rafael Videiro

  • Atualizado:

Volta e meia lemos notícias de sites que foram atacados e senhas que foram roubadas. A segurança na internet tem sido amplamente discutida, sem que ninguém encontre uma solução definitiva. Enquanto o problema segue sem resposta, temos que nos contentar com remédios paliativos, como o site Have I been pwned?.

Leia também:



A página web criada por Troy Hunt, um desenvolvedor da Microsoft especializado em segurança, permite consultar se o endereço de e-mail que usamos está comprometido ou não. O que o serviço faz é consultar uma ampla base de dados dos ataques mais recentes e verificar se o endereço eletrônico informado ainda está seguro.

Have I been pwned?: Site verifica se seu e-mail está comprometido

Mesmo que você use seu e-mail apenas para ler mensagens e se cadastrar em serviços considerados seguros na web, recomendamos que verifique se a sua conta pode ter vazado. Somente nos últimos meses, dois casos de invasão de sites revelaram os dados de login de milhões de usuários. Em outubro, a Adobe deixou escapar as informações de três milhões de usuários da sua base de dados, enquanto na semana passada quase dois milhões de senhas foram roubadas por meio de ataque com keylogging.

Entramos em contato com Hunt para garantir que seu site é confiável e ele nos respondeu com a afirmação que “um dos pilares da segurança é que você não pode perder aquilo que não possui”, assegurando que não guarda qualquer endereço consultado na página. “A ironia de tudo isso é que violações de segurança como a sofrida pela Adobe mostram que, inclusive em serviços que garantem a privacidade e a proteção de dados, ninguém pode ter certeza de que suas informações não serão divulgadas”, continuou.

Rafael Videiro

Rafael Videiro

Os mais recentes de Rafael Videiro

Diretrizes Editoriais