Anúncio

Hackers atacam e-mails e sistemas de dados do Itamaraty

Hackers atacam e-mails e sistemas de dados do Itamaraty

Hackers atacaram e-mails e sistemas de dados do Itamaraty, acessando informações da entidade em todo o mundo. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo a publicação, os ataques ocorrem desde a última semana, mas, até o momento, não foram divulgados que tipos de dados foram acessados e/ou roubados. O site do Itamaraty apresenta funcionamento instável, com lentidão e muitas vezes com a página não sendo carregada.

A Folha afirma ainda que o órgão não afastou a possibilidade de novas invasões e orienta seus funcionários a não usar e-mails ou redes sociais como o Facebook ou Twitter. Os responsáveis pelos ataques ainda não foram identificados. Sabe-se que até 1,5 mil diplomatas teriam sido afetados. No entanto, esse número pode aumentar se forem incluídos oficiais de chancelaria e funcionários de embaixadas brasileiras em outros países.

Entre os ataques usados pelos hackers para capturar dados de acesso das contas do Itamaraty, está o phishing – que consiste no uso de páginas e e-mails falsos para induzir as vítimas a entregar informações confidenciais, como logins e senhas ou clicar em arquivos que executam códigos maliciosos, como spywares (softwares espiões).

Além de e-mails, o Intradocs, sistema que controla todos os documentos do órgão também foi invadido. Com isso, textos preparatórios da visita do vice-presidente americano Joe Biden ao Brasil, durante a Copa do Mundo, vazaram, entre outros. Dados pessoais dos diplomatas e telegramas reservados ou secretos também pode ter sido acessados.

[Fonte: Folha de S.Paulo]

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Ver todos os comentários
Carregando comentários

Anúncio