Guia das cidades-sede da Copa do Mundo 2014: Recife

Encontre pratos típicos e culinária variada com o Concierge e TripAdvisor

Recife, a capital do estado do Pernambuco, é uma das cidades escolhidas para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. Para você aproveitar a beleza e a singularidade do local, nós reunimos uma lista de aplicativos e serviços para o seu celular e tablet.

Música de primeira, locais históricos belíssimos, pratos para comer dando graças e praias paradisíacas para relaxar. Se existe uma cidade que deve ser aproveitada antes, durante e depois da Copa do Mundo essa é Recife.

Se você estiver de passagem pela cidade durante a Copa e não sabe para onde ir, nossa primeira sugestão é baixar um ou todos os guias turísticos especiais da Copa do Mundo:

HospedagemTenha o seu teto provisório sem apertos (inclusive no bolso)

Assim como acontece em boa parte das capitais do Nordeste no meio do ano, Recife reserva hospedagens com preços acima do normal – afinal é a temporada de férias para estudantes brasileiros e também para europeus e norte-americanos. E no período que abrangerá a Copa, esses valores tendem a subir ainda mais. Em compensação, segundo um levantamento feito pelo site de viagens TripAdvisor, a cidade será uma das que apresentará o menor aumento de valor, com um acréscimo de 21% no valor das diárias. Para efeito de comparação, Salvador terá aumentos de até 212% e Belo Horizonte, 143%.

Airbnb e Hotel Urbano encontram hospedagem para todos os gostos e bolsos

Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Recife conta com pouco mais de 39 mil leitos, entre hotéis e outras modalidades de hospedagem. Para facilitar a sua busca, aposte em dois aplicativos bem eficientes: o Hotel Urbano [Android | iPhone] e o TripAdvisor [Android |iPhone]. Para quem quer privacidade – e preços mais camaradas – pode optar pelo Airbnb [Android | iOS], que permite o aluguel de apartamentos na cidade por períodos curtos. Normalmente, a locação é negociada diretamente com o proprietário.

Já para os desapegados de grandes luxos, o Hostels.com e o Hostelworld.com podem ser de grande serventia, com a vantagem de aliviar também para o bolso. No entanto, é bom correr. A disponibilidade em albergues, atualmente, está próxima do fim.

Comer e BeberPratos que vão fazer você desejar morar em Recife

Ainda que os frutos do mar estejam bastante presentes nos restaurantes recifenses, são os pratos regionais que mandam no cardápio. Na capital do Pernambuco, você poderá iguarias como o sururu, o sarapatel, o escondidinho, a carne de sol e o charque brejeira. Mas se você faz questão de algo vindo do mar, a casquinha de caranguejo pode ser uma ótima pedida.

Encontre pratos típicos e culinária variada em Recife com o Concierge e TripAdvisor

E para achar os melhores locais para “forrar a pança”, tenha no smartphone ou tablet o Concierge Brasil Recife [Android | iPhone] e o TripAdvisor [Android | iPhone | Windows Phone] . Se você estiver com um PC ou notebook conectado à disposição, o site da renomada revista Veja Recife é bastante útil, com filtros de estabelecimento por bairro, categoria culinária e faixa de preços.

Pontos turísticosMúsica, arquitetura, artesanato, praia. Conheça Recife sem pressa

Você tem que ser a pessoa mais mal humorada do mundo para dizer que Recife não oferece opções de lazer aos seus turistas. O segredo da capital pernambucana é conhecê-la sem pressa, descobrindo cada canto. Um passeio de catamarã pelo rio Capibaribe é uma boa pedida para abrir os trabalhos e ter uma boa noção da geografia de parte da cidade.

Para quem é fã de arquitetura histórica, pode conferir as igrejas centenárias, como a de Santo Antônio, o Centro Cultural Judaico, a Casa da Cultura e o Forte de São Tiago das Cinco Pontas. E se você quer levar lembrancinhas “porretas”, a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, no bairro da Várzea é a pedida. Mas, claro, há outras feiras do gênero espalhadas pela cidade.

E, claro, é obrigatória a visita ao Recife Antigo, área totalmente revitalizada, de preferência mais para o final da tarde, onde você pode se sentar num dos vários bares e curtir música de primeiríssima linha. Afinal, uma cidade que revelou Alceu Valença, Chico Science, entre outros, sabe o que está falando (ou melhor, tocando).

Programas não faltam na capital pernambucana, para ajudar, instale o Brasil Mobile e Recife Guia Turistico

E para achar tudo isso, aplicativos não faltam. Mais uma vez, o Concierge Brasil Recife [Android | iPhone] é de grande ajuda para que você se ache na cidade. O Brasil Mobile – Guia Turístico Recife [iPhone] e o Recife: Guia Turístico [Android | iPhone] também devem fazer parte do acervo no seu smartphone e/ou tablet.

Serviços úteisAnde por Recife sem estresse

As linhas de metrô de Recife conectam satisfatoriamente o centro da cidade com alguns dos principais pontos turísticos, incluindo a praia da Boa Viagem, que é a principal da região. Além disso, a cidade conta com uma boa oferta de ônibus e também pegar um táxi não é tarefa das mais complicadas. Em resumo: ainda que tenha suas dificuldades, a capital pernambucana tem um bom sistema de transportes. No entanto, o estádio da Copa, o Arena Pernambuco, está localizado na cidade de São Lourenço da Mata, a 19 km de Recife. Para chegar lá, apenas de táxi, ônibus ou carro.

Pontos de ônibus na palma da mão. Consulte as linhas antes no Google Maps para não perder tempo

Se você quer economizar dinheiro e usar o sistema de ônibus de Recife, uma boa dica é ter os aplicativos Ônibus Recife Pernambuco [Android] e Busão Recife [Android | iPhone]. Ambos mostram os itinerários dos automóveis e as ruas por onde passam, mas o primeiro é mais completo. Ele traz função de GPS integrada, indica os pontos mais próximos, traz valores atualizados das tarifas, horário das linhas, etc.

Já o Trainsity Recife Metro [Android] indica como usar a malha de metrô da cidade, chegando aos principais pontos turísticos atendidos por ela. O app, inclusive, traz instruções em inglês, para os turistas estrangeiros. De qualquer forma, considerando que o sistema não é dos maiores, você não terá muita dificuldade em descobrir como andar nele.

E para táxis, o bom e velho 99 Taxis [Android | iOS] está sempre à mão, localizando os veículos mais próximos e permitindo, inclusive, que você escolha a forma de pagamento.

Encontrando a Arena Pernambuco

Os estádios da Copa do Mundo nem sempre são exemplos de boa localização. Na Copa das Confederações, os torcedores elegeram o transporte público como um dos vilões do torneio. Prevendo um pouco do caos, o Google Maps foi atualizado com trajetos para os estádios de cada cidade-sede da Copa 2014. Isso não garante mais qualidade no transporte, mas ajuda um bocado.

Pronto! Os aplicativos e tutoriais vão melhorar sua experiência ao visitar Recife.

Tem alguma dica para compartilhar com a gente sobre como conhecer melhor as cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil com aplicativos? Não hesite em escrever suas sugestões na caixa de comentário abaixo

Carregando comentários