Guia das cidades-sede da Copa do Mundo 2014: Natal

Natal, a capital do estado do Rio Grande do Norte, é uma das cidades escolhidas para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. Para você aproveitar a beleza e a singularidade do local, nós reunimos uma lista de aplicativos e serviços para o seu celular e tablet.

A história de Natal, também chamada de Cidade do Sol por seus quase 300 dias ensolarados por ano, é marcada por algumas coincidências. Estas, aliás, que ajudaram a batizar a cidade. Quando o Brasil ainda era uma reles colônia portuguesa, indígenas potiguares e piratas franceses – estes interessados na árvore Pau Brasil  – dominavam o território correspondente à futura Natal. Para não perder controle deste território, uma expedição portuguesa foi para as margens do Rio Potiguar em 25 de Dezembro de 1597. Objetivo? Conquistar o território.

Após 12 dias da chegada, no dia 6 de Janeiro de 1597, o grupo português criou um forte nos arredores do Rio Potenji, chamado posteriormente de Forte dos Reis Magos. A progressão das tropas portuguesa foi rápida e, em 25 de Dezembro de 1597, a vila foi tomada. Agora, só faltava escolher um nome de batismo para cidade. Com tantos momentos importante durante o Natal, não restou outra escolha se não homenagear a semana simbólica do cristianismo na cidade. A cidade nasceu e trouxe consigo também a beleza paradisíaca que a torna uma das capitais mais bonitas, e também uma das mais desejáveis para turismo, do Brasil.

Hospedagem

Segundo lugar no coração turístico

Em termos de hospedagem, Natal perde apenas para o Rio de Janeiro em reservas. Segundo informações do Fórum de Operadores Hoteleiros no Brasil (FOHB), a capital do Rio Grande do Norte já conseguiu vender 70% dos leitos disponíveis durante a Copa do Mundo. Ainda restam 24% para serem reservados, já que o restante será destinado à agência de viagens da FIFA, a Match. No entanto, a entidade pode desistir dos quartos reservados, como aconteceu em Natal.

Com Decolar.com e ASAP você consegue encontrar quartos disponíves
O tempo não está muito a favor de quem não reservou um lugar durante a Copa do Mundo. Se você tem pressa, uma boa maneira é usar o Decolar.com [Android | iPhone] para pesquisar, ao mesmo tempo, passagens de avião e hotéis. Caso você já prefira arriscar um pouco mais e dormir em qualquer lugar, desde que tenha o mínimo de conforto, o Hotel ASAP [Android | iPhone] vai mostrar serviços de hotelaria que permitem a reserva imediata (leia-se em cima da hora).

Restaurantes no Rio de Janeiro

Comedores de camarão

Potiguar, o gentílico de Natal, significa comedores de camarão em tupi, Então, nada mais normal que um dos principais sabores gastronômicos seja o excelentíssimo fruto do mar. A lista de ingredientes para criar os pratos populares de Natal contém outras preciosidades, como a sempre bem-vinda carne de sol, peixe, macaxeira – mandioca, para os leigos – feijão verde, frutos do mar e, tão típico e admirado na região nordestina, a tapioca.

Encontre os melhores bares e restaurantes de Natal com Foursquare e TripAdvisor

Se você ficou com fome só de ler os ingredientes comuns de Natal, uma boa saída para quando estiver na cidade é usar o Trip Advisor [Android | iPhone | Windows Phone]. A vantagem dele é a interação dos usuários com o aplicativo na criação de roteiros, que, geralmente, surpreende pela qualidade das indicações. Outra opção igualmente eficiente para sugerir restaurantes ou bares bem conceituados é o Foursquare [Android | iPhone | Windows Phone | Online]

Pontos turísticos no Rio de Janeiro

300 dias de sol

Natal entrou no imaginário brasileiro com suas vastas praias e dunas, águas quase transparentes e uma temperatura acima dos 28 graus quase que permanente. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo, a capital  potiguar é a quinta cidade brasileira que mais recebe turistas do país. E, com paisagens paradisíacas, como o Morro do Careca, o Parque das Dunas e a Fortaleza dos Reis Magos, a cidade continuará recebendo turistas e gerando interesse por muito tempo.

Você pode criar roteiros personalizados no Trip Tip e Guia Nativoo Natal

Por onde começar? É pergunta mais comum entre tantos paraísos naturais para aproveitar. Você pode elaborar seu roteiro com o Guia Nativoo Natal [Android | iPhone]. Além de criar um guia personalizado, você pode baixar o planejamento turístico de outros usuários e pegar os mapas. Também é possível usar o app sem conexão de dados. Como alternativa, o Trip Tip [Android | iPhone] indica lugares obrigatórios para conhecer em Natal.

Serviços úteis no Rio de Janeiro

Só falta secar o concreto

Igual a outras cidades-sede brasileiras, a questão de mobilidade urbana continua gerando problemas. Três obras consideradas como vitais para a cidade, o viaduto ao lado da Arena das Dunas, a drenagem no entorno do estádio e a adaptação das calçadas segundo normas de acessibilidade, não ficarão prontos até a Copa começar. Aliás, o viaduto ficará pronto, mas não funcionará porque o concreto usado para construir a obra não secou.

Waze e Easy Taxi facilitam o transporte na capital do Rio Grande do Norte

Uma boa maneira de entender como funciona o trânsito da cidade é usar o Waze [Android | iPhone | Windows Phone]. Do mesmo jeito que acontece com os aplicativos colaborativos, o Waze tem uma boa parte da sua força nas informações enviadas pelos próprios usuários. O Easy Taxi [Android | iPhone] é uma alternativa mais confortável para andar pela cidade, ainda que um táxi não seja a opção menos econômica que transporte público.

Encontrando o Estádio Arena das Dunas

Os estádios da Copa do Mundo nem sempre são exemplos de boa localização. Na Copa das Confederações, os torcedores elegeram o transporte público como um dos vilões do torneio. Prevendo um pouco do caos, o Google Maps foi atualizado com trajetos para os estádios de cada cidade-sede da Copa 2014.

Pronto! Os aplicativos e tutoriais vão melhorar sua experiência ao visitar Natal.

Tem alguma dica para compartilhar com a gente sobre como conhecer melhor as cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil com aplicativos? Não hesite em escrever suas sugestões na caixa de comentário abaixo.

Carregando comentários