Guia das cidades-sede da Copa do Mundo 2014: Manaus

Guia das cidades-sede da Copa do Mundo 2014: Manaus

Manaus, a capital do estado do Amazonas, é uma das capitais escolhidas para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. Para você aproveitar a beleza e a singularidade desta cidade-sede, nós reunimos uma lista de aplicativos e serviços para o seu celular e tablet.

Se uma imagem pudesse resumir a paisagem natural de Manaus seria qualquer fotografia da confluência entre os rios Negro e Solimões. Um rio tão escuro quanto o próprio nome e outro de aparência lamacenta percorrem lado a lado 18 quilômetros sem se misturarem. A beleza da cidade portuária é estendida ao Teatro Amazonas, ao Jardim Botânico e ao carnaval dos Bois Bumbás – um folclore brasileiro sobre a morte e ressurreição de um boi.

No entanto, nada é tão emocionante como estar em algum pequeno pedaço dos 5,5 milhões de km2 da Floresta Amazônica. Estima-se que mais de 50% das formas de vida existentes habitam este extenso matagal. A caminhada entre as árvores e diferentes seres vivos é o suficiente para nos transformar numa espécie de Charles Darwin, descobrindo e se emocionando com as singulares formas vivas. A vida pulsa no ambiente amazônico.

Se você estiver de passagem pela cidade durante a Copa e não sabe para onde ir, nossa primeira sugestão é baixar um ou todos os guias turísticos especiais da Copa do Mundo:

Abaixo, você encontrará nossas sugestões por categoria de interesse (ex: hotelaria, restaurantes…).

Que comece a Copa do Mundo!

Hospedagem no Rio de Janeiro

Hotéis lotados para as principais partidas

A Copa do Mundo em Manaus terá duas partidas importantes já definidas: Inglaterra x Itália, dia 14 de junho, e Estados Unidos x Portugal, dia 22 de junho. Segundo a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Amazonas, 240 mil reservas em hotéis já foram pedidas durante estes jogos. A dificuldade para conseguir um quarto tende a aumentar com a proximidade das partidas. Mas ainda existe uma chance para você reservar um espaço confortável.

Hotel ASAP e Hotel Urbano ajudam a encontrar quartos disponíveis

O Hotel ASAP [Android | iPhone] é perfeito para quem não lembrou de procurar hotéis com antecedência. O app pesquisa por lugares disponíveis para o mesmo dia. Se você prefere encontrar hotéis numa data personalizada com mais calma, o Hotel Urbano [Android | iPhone] pode ajudá-lo, inclusive dizendo qual hotel está mais perto de você por meio da geolocalização. O Decolar.com [Android | iPhone] oferece a mesma ajuda para você não ficar sem lugar para dormir, embora não seja flexível com datas.

Restaurantes no Rio de Janeiro

Tomo guaraná, suco de cupuaçu, tucumã para sobremesa

A gastronomia manauara é rica em sabores e em nomes próprios: Pirarucu, Tambaqui, Tucumã, Cupuaçu, Açaí, Tucunaré e Paullinia Cupana – ou Guaraná. Os pratos mais populares são feitos à base de peixes, como o tucunaré, servido frito à milanesa ou em caldeiradas, e frutas, como o onipresente açaí e o tucumã, popular como recheio do lanche x-caboclinho e sorvete.

Aplicativos Comer & Beber e Comida Di Buteco indicam excelentes restaurantes
O app Comer & Beber [iPhone] da Revista Veja traz dezenas de sugestões para você encontrar um delicioso pato no tucupi ou um sorvete de tucumã bem gelado. O Comida Di Buteco [Android | iPhone], por outro lado, indica os melhores petiscos da região. Desenvolvido em um concurso de aplicativos para bares, o programa oferece sugestões e informações úteis para você chegar ao estabelecimento.

Pontos turísticos no Rio de Janeiro

Percorrendo o encontro das águas

O turismo da capital do Amazonas é voltado para os exuberantes paraísos naturais. A Praia da Ponta Negra, às margens do Rio Negro, é o ponto de referência para quem deseja esfriar o corpo dando um mergulho nas águas geladas de Manaus. Outro ponto importante, tanto em arquitetura como em história, é o Teatro Amazonas, inaugurado em 1896, durante o momento mais lucrativo da cidade com o ciclo da borracha.

TripAdvisor e Guia Manaus vão ajudar você a encontrar pontos turísticos

O Encontro das Águas – a confluência dos rios Negro e Solimões – é uma das atrações mais destacadas da cidade e o principal evento de ecoturismo. Se você não sabe por onde começar, instale o Guia Manaus [Android]para descobrir outras atrações e o endereço dos locais indicados deste artigo. Você ainda pode usar o Trip Advisor [Android | iPhone | Windows Phone | Symbian] para encontrar novas sugestões, endereços e conhecer a opinião de quem já visitou os lugares indicados. Assim você vai preparado.

Serviços úteis no Rio de Janeiro

Corredor exclusivo para ônibus

O legado da Copa do Mundo para Manaus não mudou profundamente a mobilidade urbana. Considerado como o principal projeto de Manaus, o monotrilho foi retirado da matriz de responsabilidade do mundial depois de sofrer diversos problemas judiciais. A alternativa encontrada pela prefeitura e organizadores foi a criação de um corredor exclusivo para ônibus. Ainda sim, o projeto não foi implementado em toda a cidade.

Ônibus Manaus e Taxímetro são de grande ajuda para você chegar em qualquer lugar

Quem visitar a cidade, lembre-se que o principal meio de transporte ainda é o ônibus. O app Ônibus Manaus [Android | iPhone] é um solução interessante para você conhecer as linhas e os itinerários dos coletivos. Infelizmente o aplicativo não inclui geolocalização para localizar pontos próximos. Se você preferir um táxi para andar pela cidade, instale o Taxímetro [Android | iPhone] para saber quanto custará uma corrida. É a melhor maneira para encontrar a rota mais curta e economizar uns bons trocados.

Encontrando o Estádio Arena Amazônia

Os estádios da Copa do Mundo nem sempre são exemplos de boa localização. Na Copa das Confederações, os torcedores elegeram o transporte público como um dos vilões do torneio. Prevendo um pouco do caos, o Google Maps foi atualizado com trajetos para os estádios de cada cidade-sede da Copa 2014. Isso não garante mais qualidade no transporte, mas ajuda um bocado.

Pronto! Os aplicativos e tutoriais vão melhorar sua experiência ao visitar Manaus.

Tem alguma dica para compartilhar com a gente sobre como conhecer melhor as cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil com aplicativos? Não hesite em escrever suas sugestões na caixa de comentário abaixo.

Ver todos os comentários
Carregando comentários

Últimos artigos

Apps mais baixados