Guia das cidades-sede da Copa do Mundo 2014: Brasília

Brasília, a capital federal do Brasil, é uma das cidades escolhidas para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. Para você aproveitar a beleza e a singularidade desta cidade-sede, nós reunimos uma lista de aplicativos e serviços para o seu celular e tablet.

Quando o Brasil se tornou independente de Portugal em 1822, havia a necessidade de demonstrar que não éramos mais um país colonial. A demonstração seria feita através da transferência de capital, então o Rio de Janeiro para outra localidade, interior do país adentro. No entanto, isso só ocorreu em 1956, durante o governo de Juscelino Kubitschek, com o projeto Plano Piloto do urbanista Lúcio Costa. A cidade, enfim, saiu dos papéis, foi batizada de Brasília e o projeto urbanístico e arquitetônico virou patrimônio mundial da Unesco.

A ideia de Lúcio Costa estabelece dois Eixos principais: o Rodoviário, no sentido norte-sul, e o Monumental, no sentido leste-oeste. O primeiro Eixo é composto por superquadras, que suportam prédios residenciais, centros comerciais, escolas, igrejas e todo tipo de estabelecimento. O Eixo Monumental, ao extremo leste, abriga a Praça dos Três Poderes, onde estão o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. À oeste, o estádio Mané Garrincha, que sediará as partidas da Copa.

A cidade foi construída com a contribuição fundamental do arquiteto Oscar Niemeyer e suas obras, como a Catedral Metropolitana, são referências nacionais.

Se você estiver de passagem por Cuiabá durante a Copa e não sabe para onde ir, nossa primeira sugestão é baixar um ou todos os guias turísticos especiais da Copa do Mundo:

Hospedagem no Rio de Janeiro

Hospedagem alternativa

Brasília já passou pela experiência de sediar um campeonato internacional: a Copa das Confederações. Como era de se esperar, a rede de hotéis da cidade aumentou o valor da diária. Em alguns lugares, o acréscimo foi de 400%, segundo a Embratur. O reflexo da mudança de preços gerou uma fenômeno: a hospedagem alternativa. Proprietários de imóveis particulares alugam quartos ou apartamentos durante o Copa por um preço mais em conta que hotéis.
Kayak e Airbnb ajudam você a encontrar hotéis ou quartos mais baratos que a média

Se você prefere escapar dos preços sufocantes – e nem sempre justificáveis – das redes de hotelaria, é possível encontrar quartinhos ou imóveis no Airbnb [Android | iPhone | Online]. O aplicativo mais famoso desta categoria sugere locais para hospedagem não-planejada, permite negociar diretamente com os proprietários e até efetuar a reserva pelo próprio serviço. Se mesmo assim você prefere uma diária em hotéis tradicionais, o Kayak [Android | iPhone | Windows 8] resolverá seu problema.

Restaurantes no Rio de Janeiro

Descobrindo a identidade gastronômica

A cidade ainda não descobriu um prato que simbolizasse o paladar dos brasilienses. Não há uma espécie de prato cultuado, como a feijoada ou o pacu assado, e a cultura gastronômica da capital está em desenvolvimento. Mas isso está longe de ser um problema. Brasília abriga pratos populares de diversos estados, como o feijão de tropeiro, a buchada de bode, um prato muito consumido pela comunidade piauiense no Distrito Federal, e a sempre elogiada Pizza do Dom Bosco, praticamente um prato típico.
Guia Abrasel DF e Nativoo indicam restaurantes para você conhecer os pratos típicos
Você pode descobrir a riqueza de sabores em Brasília com o Guia Abrasel DF [Android | iPhone]. O aplicativo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes contém mais de 160 sugestões e opção para indicar estabelecimentos próximos da sua posição. O Nativoo [Android | iPhone], edição especial de Brasília, também traz ótimas sugestões de restaurantes. Os resultados podem ser organizados por preço e pelo tipo da cozinha.

Pontos turísticos no Rio de Janeiro

Entre as obras de Niemeyer

Passear entre os principais pontos turísticos de Brasília é admirar as grandes obras do arquiteto Oscar Niemeyer. São mais de 50 espalhadas pela cidade. A Catedral Metropolitana de Brasília, o primeiro monumento da nova capital, impressiona pelas dezesseis colunas de concreto, circundados por um espelho d’água. Há também, entre as principais atrações de passeio, o agradável Parque Nacional de Brasília com seus 42 mil hectares e a Ponte Juscelino Kubitschek, eleita uma das mais bonitas do mundo.

Guia Quatro Rodas e Turismo Brasília indicam os principais pontos turismo da capital brasileira

Para ajudar você a passear pela cidade, o Governo do Distrito Federal lançou um guia especial para celular, o Turismo Brasília [Android | iPhone]. O app tem sugestões de pontos e roteiros, agenda cultural atualizada e frases úteis para estrangeiros. Outra opção é baixar o Guia Quatro Rodas [Android | iPhone] para descobrir lugares inexplorados. Além das tradicionais sugestões, você pode exportar o endereço e criar trajetos personalizados.

Serviços úteis no Rio de Janeiro

Veículo leve inoperante

O principal sistema de mobilidade da Copa do Mundo, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), foi descartado em Brasília há quase dois anos. A segunda grande obra, a ampliação da rodovia DF-047, que pretende facilitar o acesso à região central desde o aeroporto Juscelino Kubitschek, foi entregue à cidade poucas semanas atrás. Além disso, os administradores da capital federal prometeram construir uma via exclusiva para ônibus de turistas, passageiros e delegações. Mas, como vimos e veremos, promessa só vale quando cumprida
Vai, Fácil DF e Easy Taxi ajudam turistas e moradores a se locomover em Brasília
O meio de transporte da cidade será o mesmo utilizado diariamente (e sempre criticado): ônibus, metrô e táxi. O Vai Fácil DF [Android | iPhone] ajuda a encontrar pontos de parada de ônibus, itinerário e os horários das linhas para você não ficar sem referência. Outra opção é recorrer ao bom e velho táxi com o Easy Taxi [Android | iPhone]. De acordo com a sua posição no mapa, você pode chamar um veículo e ainda escolher a melhor forma de pagamento – vai que você esqueceu de retirar dinheiro no caixa eletrônico, né?

E não se esqueça: você pode alugar uma bicicleta com o Bike Brasília [Android | iPhone | Windows Phone] para escapar do trânsito e ajudar o meio-ambiente. Uma ótima saída.

Encontrando o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

Os estádios da Copa do Mundo nem sempre são exemplos de boa localização. Na Copa das Confederações, os torcedores elegeram o transporte público como um dos vilões do torneio. Prevendo um pouco do caos, o Google Maps foi atualizado com trajetos para os estádios de cada cidade-sede da Copa 2014. Isso não garante mais qualidade no transporte, mas ajuda um bocado.

Pronto! Os aplicativos e tutoriais vão melhorar sua experiência ao visitar Brasília.

Tem alguma dica para compartilhar com a gente sobre como conhecer melhor as cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil com aplicativos? Não hesite em escrever suas sugestões na caixa de comentário abaixo.

Carregando comentários