Guia das cidades-sede da Copa do Mundo 2014: Belo Horizonte

Belo Horizonte, a capital do estado de Minas Gerais, é uma das cidades escolhidas para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. Para você aproveitar a beleza e a singularidade desta cidade-sede, nós reunimos uma lista de aplicativos e serviços para o seu celular e tablet.

O ponto de partida para Belo Horizonte não foi uma descoberta casual por colonizadores perdidos numa floresta fechada. A ex-Cidade de Minas – apenas em 1906 o nome mudou para Belo Horizonte –  foi construída sob medida para substituir Ouro Preto, a primeira sede administrativa e política de Minas Gerais. Assim como o Lúcio Costa, que desenvolveu o Plano Piloto de Brasília, o engenheiro Aarão Reis construiu o principal projeto urbanístico para a agradabilíssima “BH”.

Mesmo influenciado pela arquitetura e urbanismo de Paris e Washington, ele não havia previsto a velocidade de desenvolvimento da cidade. A progressão meteórica fez Belo Horizonte invadir áreas vizinhas como a Pampulha, que anos mais tarde também seria local de trabalho para o arquiteto-chave de Brasília, Oscar Niemeyer.

Hoje em dia, a Belo Horizonte é conhecida não apenas pela cozinha típica, mas pelo espaço reservado para áreas verdes e, principalmente, pela incrível quantidade per capita de bares e botequinhos por pessoa, o maior do Brasil.

Se você estiver de passagem por Belo Horizonte durante a Copa e não sabe para onde ir, nossa primeira sugestão é baixar um ou todos os guias turísticos especiais da Copa do Mundo:

Hospedagem no Rio de Janeiro

Esperando os visitantes chegarem

Belo Horizonte se distingue das outras cidades-sede da Copa do Mundo por não reclamar da quantidade leitos disponíveis: 22 mil quartos estão prontos para receber os torcedores de diversos países durante o torneio. Além da oferta de leitos, o Ministério do Turismo e a Empresa de Turismo da capital incentivam a chamada hospedagem alternativa, ou seja, alugar um quartinho ou imóvel particular, para dar suporte ao serviço de hotelaria. A cidade está preparada.

Encontre leitos disponíveis com Airbnb e Hotel Urbano

Contudo, e embora seja um problema comum entre as cidades brasileiras, as tarifas em Belo Horizonte não podem ser classificadas como a mais barata do país. Uma dica é começar sua pesquisa pelas tarifas mais econômicas no Airbnb [Android | iPhone], especializado em hospedagem alternativa. Você pode pesquisar com diversos critérios – localização e preço – e fechar negócio no próprio celular. Outra alternativa é recorrer ao serviço de hotelaria tradicional com o Hotel Urbano [Android | iPhone].

Restaurantes no Rio de Janeiro

Descendo mais uma gelada

Belo Horizonte não é apenas a capital das dezenas de botequinhos espalhados em cada esquina. É a cidade com pratos que ultrapassaram a fronteira regionalista e conquistaram os paladares de outras cidades sem muito alarde. Hoje, é impossível não saborear um pão de queijo e agradecer a capital mineira pela popularização do salgado. O Feijão Tropeiro, um dos primeiros pratos à surgir na culinária local é uma boa causa para turismos gastronômicos. Sem contar o Angu, o Tutu Mineiro…

Comida di Buteco e Kekanto mostram os melhores bares e restaurantes de BH

Mais do que uma escolha óbvia, o Comida di Buteco [Android | iPhone], aplicativo oficial do concurso de Bares que surgiu em Belo Horizonte, é a melhor maneira para você encontrar novos lugares e, se você for daquele tipo que gosta de colocar a mão na massa, até aprender a cozinhar algumas porções. O Kekanto [Android | iPhone] é eficiente para encontrar estabelecimentos tradicionais com a ajuda dos seus usuários.

Pontos turísticos no Rio de Janeiro

Se não tem mar, vamos para o bar

O ditado belo-horizontino acima é para avisar aos desavisados que uma das principais atividades da cidade é ir para os bares. O passeio descompromissado entre 12 mil estabelecimentos para beber uma cerveja gelada e beliscar uma porção é uma atração turística à parte, que demonstra uma importância ritualística dos moradores locais. Mas BH não é feita apenas de bares e tem construções importantes. Um exemplo é a Lagoa da Pampulha, arquitetada por Oscar Niemeyer, e o belo paisagismo da Praça da Liberdade.

Encontre as muitas belezas de BH com o aplicativo do UOL Copa e o Guia Nativoo Belo Horizonte

Você pode planejar seu roteiro com uma ajuda do Guia Nativoo Belo Horizonte [Android | iPhone]. Mesmo que você esteja sem ideia por onde começar, o app fornece roteiros criados por outros usuários, que provavelmente estiveram com a mesma dúvida. Além disso, o aplicativo permite baixar mapas e funcionar sem conexão de dados. Outra boa opção é dar uma olhada no UOL Copa [Android | iPhone] para encontrar um roteiro.

Serviços úteis no Rio de Janeiro

Um legado para a sociedade

Belo Horizonte é a cidade-sede da Copa do Mundo com maior percentual de obras em execução comparado a todas outras sedes, segundo o Portal da Transparência. Novas linhas de ônibus foram planejadas pelo governo estadual para levar os torcedores em segurança para as partidas e um itinerário entre o Aeroporto Internacional Tancredo Neves e o Estádio Mineirão também está previsto para os dias de jogos. No entanto, é importante lembrar, mesmo com as obras em ritmo aceitável: promessas só valem quando cumpridas.

99Taxis e Ônibus BH ajudam você a se locomover pela cidade

O principal meio de transporte da cidade é o ônibus. Com o Ônibus BH [Android] Você pode descobrir os horários e o itinerário deste tipo de transporte na cidade sem precisar está conectado à internet. Outra opção, além do (fraco) metrô, é recorrer a um táxi. O 99Taxis [Android | iPhone] encontra um veículo disponível e oferece formas de pagamentos para você não ser surpreendido. Além de ser usado por muitos taxistas.

Encontrando o Estádio Mineirão

Os estádios da Copa do Mundo nem sempre são exemplos de boa localização. Na Copa das Confederações, os torcedores elegeram o transporte público como um dos vilões do torneio. Prevendo um pouco do caos, o Google Maps foi atualizado com trajetos para os estádios de cada cidade-sede da Copa 2014. Isso não garante mais qualidade no transporte, mas ajuda um bocado.

Pronto! Os aplicativos e tutoriais vão melhorar sua experiência ao visitar Belo Horizonte.

Tem alguma dica para compartilhar com a gente sobre como conhecer melhor as cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil com aplicativos? Não hesite em escrever suas sugestões na caixa de comentário abaixo

http://concierge-brasil-belo-horizonte.softonic.com.br/android
Carregando comentários