Ordem no guarda-roupas: organize suas roupas e crie visuais com apps de moda

Já tem algum tempo que minha faceta fashion é um pouco menos caótica. Eu devo tudo isso às facilidades que alguns programas proporcionam.

Se você já tem uma certa idade, talvez se lembre do filme dos anos 90 chamado “As Patricinhas de Beverly Hills” (Clueless, no original). O filme protagonizado por Alicia Silverstone (por onde anda essa garota?), era uma comédia juvenil sem grandes coisas. Muitas de nós ficamos fascinadas com uma cena em especial. Nela, a protagonista decidia qual modelito usaria no dia, graças à um programa de computador que mostrava quais peças combinavam uma com a outra.

App das patricinhas combinava diferentes peças

Levante a mão se você também já quis o app das Patricinhas!

Aquela cena me deixou marcada por muito tempo. Imagine ter um banco de dados com todas as roupas cadastradas? Teria sido perfeito para as manhãs em que a inspiração continua dormindo.

Se um programa assim existisse nos anos 90 seria uma coisa cara, brega ou as duas coisas. Sem contar que fotografia digital era um delírio da ficção científica. Tirar fotos instantâneas das nossas roupas era uma tarefa bastante complicada.

Felizmente, os tempos mudaram. Graças aos smartphones, programas e serviços online – sendo que a maioria é gratuito – podemos organizar nosso armário e decidir o que vestir. O avanço tecnológico transformou uma obrigação em algo… muito divertido!

Experimentei diversos apps para completar o ciclo de toda fashionista. Vem comigo que eu vou mostrar os melhores aplicativos para você.

Organize seu armário

Talvez a desculpe de “não tenho nada para vestir” fosse aceita antigamente, mas nos dias de hoje não faz sentido usá-la. Qualquer pessoa com um celular ou tablet pode fotografar e categorizar suas roupas para ter tudo sob controle.

Reconheço, tenho muitas roupas, sapatos e complementos – e tem quem diga que até demais! Só de imaginar que preciso desmontar todos meus armários e gaveteiros para fotografar as roupas fico desesperada… só que algum dia tenho que começar. Por enquanto, eu fotografo minhas novas compras e as peças que vou usando.  A próxima “fase” será atacar o resto das roupas aproveitando a mudança de armário da estação.

Há muitos aplicativos de celular que ajudam a categorizar seu armário. Entre todas minhas experiências, destaco o Stylicious (Android e iOS) pelos recursos disponíveis.

Tela do app Stylicious

Com o Stylicious é fácil ter todas suas roupas à mão

No app, eu posso registrar cada peça em categorias diferentes (tipo de roupa, estilo, estação do ano…). O recurso mais importante é adicionar palavras-chave para facilitar a pesquisa no meu gigantesco armário.

Sim, esse detalhe, adicionar palavras-chave, não está incluindo em outros aplicativos, como o Dress app (Android e iOS). Os descartei mesmo que a priori eu já estivesse convencida.

Vamos combinar!

Depois de fazer um inventário do que tenho no armário, a fase seguinte é planejar os modelitos, algo que o Stylicious ou o Dress App permitem fazer. Lembre-se que é muito mais fácil criar combinações espetaculares quando o armário está organizado.

Além disso, esses programas permitem guardar combinações e podem ser consultadas em questão de segundos, tornando o processo do “com que roupa eu vou” muito mais rápido.

App grava combinações de peças diferentes

Sempre posso ter guardar meus melhores looks

Busque inspiração…

Seja porque você esteja enjoada das suas roupas, ou porque você não sabe o que fazer com elas, é provável que em algum momento precise de um pouco de inspiração. A internet está cheia de aplicativos que ajudam nessa missão, recompilando looks.

Um dos apps mais apreciados pelos fashionistas é o Pose (Android, iOS e Web), a rede social voltada para gente que adora compartilhar seus looks. Para iniciar, você pode começar a seguir as contas de algumas fashionistas famosas. Você também pode ir um pouco mais além e explorar a comunidade. Você vai ficar surpreendida com o estilo que as pessoa anônimas têm, muitas vezes em sintonia com o seu.

Lista de looks no Pose

Muitas usuárias do Pose têm alma de trend-setter

Se o que você procura são apenas pinceladas de estilo, você pode se atrever com o Pinterest (Android, iOS e Web) e seus milhares de painéis. O problema é encontrar moda que valha à pena entre tantas fotos de gatinhos e cupcakes. É melhor usar apps parecidos, mas centrados no mundo das roupas.

Desse estilo, eu fico com a Clothia (iOS). A interface é similar ao Pinterest, mas o app abre possibilidade de criar montagens das suas roupas favoritas que, como os apps para organizar armários, você pode importar.

Tela do app Clothia

Clothia, o Pinterest das vítimas da moda

A veterana Polyvore (iOS e Web) tem alguns recursos semelhantes. O app inclui o feed das criações dos usuários, assim como um “armário virtual” para você fazer composições consultando sua enorme base de dados.

Tela do Polyvore

Polyvore é bem conhecido pelas amantes da moda

… ou se converta na inspiração

Quando você se sentir bem confiante, anime-se e compartilhe também seus outfits. Talvez na outra ponta do mundo, você seja a inspiração para outra viciada em moda como você. O Pose é perfeito para isso, mas não é o único app especializado em looks.

Com uma estética muito atrativa, ele não perde em nada para o Cloth (iOS). A diferença para o Pose, que é uma rede social mais popular, o Cloth possui essa função pela qual milhões de usuários seguem viciados no Foursquare: te dá pontos e prêmios por completar tarefas.

Outra diferença do Pose é que você não tem um feed de amigos que compartilham looks e você não pode ver os dos demais usuários, já que ela está mais focada para uso pessoal. Mas isso não quer dizer que você não possa tirar onda com um look, pois o app conta com milhares de opções para compartilhar imagens.

Tela de look do Cloth

Tenha controle total sobre seu estilo de vestir

De todas as formas, talvez você fique agoniada de ter um app só para compartilhar seus modelitos. Então, não se preocupe, já que o Instagram (Android, iOS, Windows Phone) está cheio de fashionistas que querem mostrar seu bom gosto para o mundo.

Você pode usar sua conta no Instagram para compartilhar os modelitos diários. O bom dessa rede social, além de tudo, é que o selfie diante do espelho é bastante comum. Então, se você não tiver muito tempo, opte por essa opção para compartilhar seus modelos.

O maior conselho para que os outros usuários vejam os seus looks é que você use (e abuse) dos hastags. Não se esqueça dos clássicos #outfitoftheday, seu acrônimo #ootd e das muitas tags relacionadas como o tipo de peça que você usa, os estampados, a sua cor ou corte de cabelo. Tudo isso em inglês, língua universal também no Instagram.

O instagram é o reino dos selfies fashionistas

Instagram, onde os selfies diante do espelho são mais do que aceitos

Resumindo…

Você chegou até aqui? Então, você já está pronta para aproveitar seu armário e deslumbrar todo mundo com os seus looks.

Para fechar nosso armário, veja todos os apps mais importantes desse artigo e sua função:

Quais são seus apps de moda favoritos?

[artigo original em espanhol]

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Carregando comentários