GTA V: análise completa

Depois de uma espera de cinco anos, finalmente chegou o Grand Theft Auto V. O Softonic já teve acesso ao jogo é podemos afirmar com toda a certeza que trata-se do mais completo GTA já produzido. GTA V é maior, mais exagerado e traz de volta muitas das customizações do GTA: San Andreas. Será o melhor jogo de todos os tempos?

Quer a resposta longa? Confira a nossa análise completa do GTA V:

Éramos três

Ambientado na cidade de Los Santos, em San Andreas (a Califórnia fictícia da Rockstar), GTA V conta a história de três criminosos bem diferentes. Cada um tem suas próprias razões para se envolver em uma série de roubos que você tomará parte durante o jogo. Os três protagonistas – Michael, Franklin e Trevor – dão ao game um alcance muito maior que os capangas de Nico Bellic em Liberty City. Michael é o ladrão aposentado que está rico e entediado, cuja família o trata como se fosse um caixa eletrônico. Franklin está sonhando em fazer coisas grandes enquanto Trevor é um viciado transtornado, que além de morar na periferia de Los Santos vive fora do conceito de dignidade da maioria das pessoas.

Todo mundo terá o seu personagem preferido, e eles dão a oportunidade da Rockstar contar uma história muito mais ampla que os jogos anteriores. Cada personagem e o mundo onde vive está bem desenvolvido e é muito interessante. Como sempre, a Rockstar colocou várias referências aos filmes e séries de TV que ajudaram a inspirar a história do game.

O mundo de GTA V é enorme e detalhado. Los Santos já é gigante, e você ainda pode explorar as montanhas, desertos e campos que estão por perto.

Um jogo enorme cheio de coisas pra fazer

GTA V está cheio de coisas para ver e fazer. A campanha principal é longa e variada, com uma série de atividades extras e missões secundárias para desfrutar. Os personagens não podem ser tão personalizados como o CJ de San Andreas, mas é possível desenvolver as habilidades deles com exercícios e treinos. A customização dos carros é o que realmente faz diferença: você pode melhorar bastante o controle e a velocidade, além de dar um novo visual.

O mapa é gigante e você pode passar horas explorando os ricos detalhes de San Andreas. Diferente dos jogos anteriores, aqui você não tem nenhuma parte do mapa bloqueada desde o princípio. Isto significa que você é livre para explorar tudo, apesar que é mais natural deixar para ir conhecendo o mundo conforme é apresentado para você pelas missões da campanha. San Andreas realmente dá a sensação de ser verdadeira e é genuinamente bonita.

Evolução do gameplay, não revolução

GTA V traz “novas” características já vistas em Red Dead Redemption e Max Payne 3, incluindo a roda de seleção de armas e as cut scenes no meio do jogo. O mecanismo de se proteger e disparar ainda se parece ao GTA, então não se preocupe que você vai se sentir em casa. Em alguns momentos, durante combates em lugares fechados, a câmera pode atrapalhar um pouco, mas no geral ela foi melhorada desde Liberty City. Desta vez há mais comandos para usar, mas eles estão bem indicados e explicados. Disparar enquanto dirige continua tão difícil como imaginamos que seja na vida real.

O controle dos carros foi melhorado e, de novo, continua parecido com o estilo GTA. Trata-se de uma evolução, não uma revolução. Os veículos frequentemente dão uma sensação de serem leves e instáveis. Felizmente, é possível fazer ajustes para deixar o manuseio mais para o seu gosto, o que é uma boa notícia. A volta dos aviões é realmente muito bem-vinda, e voar pelo estado de San Andreas é bem divertido.

Mais rádios e um cenário maravilhoso

As estações de rádio estão bem selecionadas como de costume, oferecendo uma ampla gama de gêneros musicais para acompanhar você durante as viagens. GTA V também tem a sua trilha sonora original para as missões, o que é perfeito para criar um clima de tensão durante os assaltos. Os gráficos podem até ser da mesma geração do GTA IV, mas definitivamente receberam um retoque. Os personagens parecem mais realistas, com pequenos detalhes que realmente fazem o jogo brilhar. O visual da água é fantástico, e as estradas aparecem rachadas e cheias de imperfeições, como as da Califórnia real. Alguns modelos de veículos são bem parecidos aos que aparecem no GTA IV, mas isso já era de se esperar, uma vez que ambos jogos estão situados mais ou menos na mesma época.

GTA V: valeu a pena esperar

Grand Theft Auto V é um verdadeiro sucesso. É divertido, humano e excitante, com um mundo convincente do qual você pode realmente participar. O tamanho e a ambição do game são impressionantes. GTA V foi desenvolvido com muita confiança e estilo. Os críticos do sistema de tiro e direção dos títulos anteriores do GTA provavelmente vão continuar desapontados mas, para todos os outros jogadores, ambos foram melhorados e garantem boa diversão.

GTA V é um jogo incrível, que vai deixar você ocupado por um bom tempo. No dia 1º de outubro, quando GTA Online for lançado, teremos muito mais a acrescentar.

Confira o gameplay da primeira missão do GTA V e guarde nos favoritos a nossa página com tudo o que já foi publicado sobre o game.

Artigo original em holandês, escrito por Rutger Uittenbogaard.

Carregando comentários