Graph Search, a nova busca social do Facebook

Graph Search, a nova busca social do Facebook

O Facebook acaba de anunciar um novo sistema de pesquisa chamado Graph Search, que tira proveito de todas as informações de seus mais de 1 bilhão de usuários ativos para dar um “sentido” às buscas realizadas na rede social.

O recurso ainda é beta e só está disponível em inglês (Estados Unidos). Infelizmente, a rede não divulgou uma data específica para a chegada da ferramenta a outros países.

O Graph Search faz uma varredura em meio a toneladas de fotos, perfis e conexões da rede social para apresentar ao usuário resultados resumidos e ordenados segundo um critério de proximidade.

Por exemplo, se você buscar por “amigos que vivem na Europa”, a resposta vai ser uma lista de amigos encabeçada pelas pessoas com quem mais interage. O Facebook também apresentará um box com um resumo dessas informações, indicando o número total de amigos nessa condição. Se fizer uma pesquisa por restaurantes mexicanos em São Paulo, você terá como resultado uma lista de opiniões sobre esses lugares escritas por quem está na sua rede de contatos.

Mark Zuckerberg, que fez a apresentação da ferramenta nesta terça-feira na sede da empresa na Califórnia, ressalta que não se trata de uma pesquisa tradicional na web, com a qual estamos acostumados. Além de processar a informação desejada, o Graph Search organiza esses dados de acordo com as características do perfil do próprio usuário e de seus contatos.

Como funciona a busca social do Facebook

No topo de cada página você encontrará um campo de busca. É possível pesquisar por frases inteiras, como “amigos que gostam de Beyoncé”,  e então o Facebook cria uma espécie de página especial de resultados, como no exemplo abaixo. O Graph Search focaliza quatro tipos de conteúdos: pessoas, fotos, lugares e interesses (músicas, livros, filmes, etc.).

Privacidade

Segundo o Facebook, o Graph Search não afeta a privacidade dos usuários, já que respeita o nível de restrição estabelecido por eles em cada conteúdo publicado na rede social.

  • Link Copiado!
Carregando comentários