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Google começa a usar fotos do perfil e nomes de usuários em publicidade

Rafael Videiro

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No início de outubro, o Google atualizou seus termos de serviço abrindo a possibilidade para usar fotos dos perfis de usuários em publicidade. Agora, a ideia foi colocada em prática. O gigante das buscas está colocando fotos e nomes associados a contas de serviços como YouTube e Google+ em anúncios.

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Os anunciantes podem utilizar as imagens do perfil, o nome e até comentários publicados no Google+ para enriquecer suas propagandas. Dessa forma, a publicidade ganha mais relevância dentro do círculo de amigos dos usuários por tornar o conteúdo mais pessoal.

Google começa a usar fotos do perfil e nomes de usuários em publicidade

O Google permite aos usuários optar por não ver seus dados usados em propagandas. Se não quiser ver sua cara estampada em anúncios patrocinados do Google, tudo o que você tem a fazer é desmarcar a caixa que aparece ao final do texto na página de Configuração de Recomendações Compartilhadas da sua conta. Ainda, segundo o Google: “Se você tem menos de 18 anos, poderá ver recomendações compartilhadas de outras pessoas, mas seu nome e perfil não serão atribuídos a essas recomendações em anúncios e em outros contextos específicos.”

A maior polêmica em relação ao uso de fotos de usuários em propagandas se apoia no fato de que o “garoto-propaganda” não recebe nenhum cachê. Ou seja, você aparece anunciando um produto mas nenhum dinheiro vai parar na sua conta.

Se você não quer ter seu nome e foto do perfil usados em anúncios do Google, acesse as Recomendações compartilhadas.

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