Dicas e truques

Google Meus Mapas: como criar e compartilhar seus mapas personalizados

Google Meus Mapas: como criar e compartilhar seus mapas personalizados

Markus Kasanmascheff

  • 14 de outubro de 2014
  • Atualizado: 9 de março de 2024 às 08:03
Google Meus Mapas: como criar e compartilhar seus mapas personalizados

O recurso Meus Mapas permite criar novos mapas no Google Maps, adicionando vários marcadores de posição, e compartilhá-los. Neste artigo, vamos apresentar as principais características desta prática ferramenta.

O Meus Mapas nada mais é que o recurso anterior do Google Maps ainda mais otimizado. Ele permitirá que você crie seus próprios mapas, com destaque para as atrações culturais ou de outro tipo, compartilhá-los em privado ou publicá-los na galeria do Google Maps. O Meus Mapas permite até trabalhar em modalidade colaborativa com os mapas compartilhados.

Além disso, os webmasters podem convenientemente integrar o Google Maps em sua própria página web, como no caso ilustrado no exemplo.

Abra o Meus Mapas do Google

Entre na sua página pessoal de Meus Mapas neste endereço; aqui você pode recuperar os mapas armazenados ou criar um novo com um simples clique do mouse.

Google My Maps: tela inicial

O editor em Meus Mapas

Se quer criar um novo mapa, deverá abrir o editor do Meus Mapas. A visualização é semelhante à tela clássica de busca do Google Maps, com a diferença que, na barra de entrada, há uma série de ferramentas para marcar os locais de interesse nos mapas que você irá criar; enquanto no painel à esquerda o Google apresenta todos os sites que você já marcou de modo elegante e limpo.

O funcionamento do Meus Mapas é baseado em camadas, nas quais você pode agrupar vários marcadores de posição. Desta forma, com um simples clique do mouse, você pode mostrar ou ocultar grupos inteiros de marcadores de posição. As camadas permitirão também gerenciar rotas alternativas, descrições, locais e áreas em um único mapa.

Google My Maps: marcação inicial

Clicando nesta caixa, você pode atribuir um nome ao mapa e configurar as camadas individuais.

Google My Maps: criar um mapa

Nove tipos de mapas de base

No painel inferior, você pode selecionar um dos nove tipos de mapas disponíveis como mapa base. Além das clássicas vistas do Google Maps, Mapa e Satélite, também estão disponíveis Terreno, Divisão política clara, Uma cidade, Atlas simples, Massa terrestre clara, Massa terrestre escura, Corredeira.

Você pode alternar de um para outro de forma bastante flexível. Para definir os marcadores de posição, é só usar o mapa base que é mais adequado para o seu propósito.

Google My Maps: nove estilos de mapas

Opções para marcadores de posição

Através do editor sob a barra de pesquisa, você pode adicionar toda a informação que quiser no mapa base; clicando no ícone correspondente, você pode adicionar um marcador de posição e dar o nome.

Google My Maps: incluindo marcadores

O Meus Mapas colocará um marcador vermelho no mapa e exibirá uma caixa de informações para inserir o nome.

Google My Maps: descrevendo marcadores

Desenhe livremente linhas, áreas e rotas

Usando a ferramenta Desenhar Linha você pode marcar livremente o seu mapa, quase como em um programa de desenho. Pode especificar as rotas e caminhos disponíveis de uma maneira simples, por exemplo, o caminho para carros, bicicletas e pedestres.

O indicador desenha automaticamente a linha no trajeto que está sob o mouse e disponível no mapa. A única coisa a fazer é seguir o caminho com o mouse.

Google My Maps: incluindo percursos

Ao clicar com o mouse, com a ferramenta de planejamento do caminho, você pode adicionar algumas etapas, que serão guardadas em ordem cronológica em uma lista na camada correspondente. Aqui, você pode atribuir um nome a cada etapa.

Google My Maps: criar etapas no trajeto

Inserção automática de rotas

Utilizando a ferramenta de planejamento das rotas do Google, você pode colocar automaticamente outros locais no seu mapa. Basta clicar no botão Adicionar rotas.

Google My Maps: adicionar rotas

No painel Camadas, selecione o ponto de partida e o ponto de chegada e, quando necessário, as etapas intermediárias. Aqui você também pode selecionar se o caminho é para carros, pedestres ou com transporte público. O Google exibirá automaticamente a melhor rota no mapa.

Google My Maps: exemplo de rota

Ferramenta de medição de distâncias e áreas

Ao clicar na régua, você pode medir distâncias e áreas no mapa.

O Google exibe automaticamente o perímetro e a área total em uma caixa de informações separada.

Google My Maps: medida de área

Destacando uma área específica, você também pode transferir certos objetos ou áreas em um mapa base diferente.

Google My Maps: trocando o estilo do mapa base

Compartilhar os mapas

O Google salva automaticamente os mapas criados em sua própria coleção pessoal. Ao clicar no botão Compartilhar, você pode compartilhar seu mapa público ou privado.

Google My Maps: compartilhar mapas personalizados

Você tem duas opções: compartilhar o mapa com links para os destinatários ou enviá-lo via e-mail para outros usuários do Google. Esta ferramenta também permite que vários usuários editem mapas em modo colaborativo.

Google My Maps: opções de compartilhamento

Com o Meus Mapas, o Google criou um novo patamar para a personalização de mapas, que são ricamente detalhados e têm uma gestão muito intuitiva. O Google se destaca como a melhor ferramenta para criar mapas personalizados.

Para saber mais sobre o Google Maps:

[Artigo original em alemão]

Últimos Artigos

Carregando o próximo artigo