Google Maps : 7 dicas indispensáveis para iPhone e Android

Dicas para o Google Maps no iOS e Android

Como funciona o Google Maps? Disponível em Android e iOS, o aplicativo GPS da Google às vezes é difícil de decifrar. Eu revelo 7 dicas para tirar o máximo de proveito.

Eu já não tenho vergonha de admitir isso: hoje, sem o Google Maps, eu seria incapaz de me orientar corretamente. Eu uso ele todos os dias para planejar minhas rotas a pé, organizar minhas viagens ao exterior ou preparar a viagem de carro.

A cada versão, a versão móvel do Google Maps tem novos recursos ainda mais poderosos. Mais completo, mas também mais complexo, o aplicativo móvel do serviço é agora um canivete suíço da navegação. Mas se o Google Maps é notável pela série de funções adicionais, o app peca pela sua interface minimalista, que frequentemente oculta algumas das opções mais úteis.

Eu uso diariamente as 7 dicas abaixo. Se você seguir estas simples sugestões, poderá usar o Google Maps rapidamente com a sua capacidade máxima em seu smartphone.

Atenção: no iPhone você precisará fazer login em sua conta do Google para armazenar endereços e baixar mapas offline. Basta pressionar o botão com uma silhueta no canto superior direito da tela para fazer o login e acessar sua conta de Google Maps.

Google Maps

Localizar e encontrar sua direção

No mapa, pressione o botão no canto inferior direito da tela para se localizar. O mapa então retornará à sua posição. O ponto azul é você. A seta (ou triângulo) da mesma cor indica a sua direção.

Google Maps

Para garantir que o mapa se oriente automaticamente na direção certa, basta pressionar o botão uma segunda vez. O mapa irá girar para seguir sua orientação em tempo real. Conveniente para se localizar durante um percurso a pé.

Atenção: um terceiro toque do mesmo botão fará com que o mapa volte ao modo original.

Encontrar uma rota

O Google Maps permite que você encontre rapidamente as rotas a pé, de carro e com transportes públicos. Existe uma maneira rápida de acessar esse recurso no Google Maps.

Pressione o botão da seta que se bifurca na parte superior direita da sua tela. Você será transportado diretamente para a página de seleção de rotas.

Google Maps

Escolha o seu meio de deslocamento, pressionando um botão na parte superior e preencha o seu destino no campo de texto na parte inferior. Sucessivamente, pressione a rota que melhor lhe convier para retornar à tela principal.

O pino vermelho assinala o seu destino, enquanto o ponto azul indica a sua posição de partida ou atual.

Google Maps

Registrar os mapas

O Google Maps permite baixar porções de mapas para uma consulta sem uma conexão de dados ou no exterior. Infelizmente, esse recurso é talvez o mais escondido de todos.

Procure a área que você deseja salvar no seu telefone. Depois, arraste no mapa a aba na parte inferior da tela para cima.

Clique em Salvar para acesso offline, na parte inferior da tela. Siga as instruções exibidas na tela e pressione Salvar. Você ainda tem que dar um nome para o seu mapa para concluir o registro. A parte do mapa vai ser transferida para o seu smartphone.

Google Maps

Para recuperar seus mapas salvos no Android, vá para o menu de opções do Google Maps, pressionando o botão na parte inferior esquerda da tela. Clique em Seus endereços. Seus mapas são salvos na seção de Mapas offline. Para removê-los, pressione Visualizar e gerenciar.

Google Maps

No iPhone, acesse a sua conta do Google Maps, pressionando o botão com uma silhueta no canto superior direito da tela. Seus mapas são salvos na seção de Mapas offline. Para removê-los, pressione Visualizar e gerenciar.

Atenção, note que algumas áreas do globo não são atendidas por este serviço. Visite a lista oficial de países na página de ajuda do Google.

Colocar marcadores e registrar endereços

O Google Maps permite inserir endereços favoritos para referência futura. Para salvar um lugar, basta deixar o dedo pressionado no lugar em questão em seu mapa. O aplicativo irá colocar um marcador no mapa.

Para guardar o endereço, arraste a aba na parte inferior da tela para cima e pressione Salvar. O Google Maps vai colocar uma estrela dourada no mapa, que você pode encontrar em um piscar de olhos.

Google Maps

Se você deseja salvar onde você está, pode pressionar o ponto azul que representa a sua posição para abrir uma lista de locais próximos ou deixar seu dedo pressionado para colocar um marcador. Lá você só tem que deslizar a aba na parte inferior da tela para cima e pressionar Salvar para gravar seu achado.

Você também pode usar o motor de busca do Google Maps para salvar endereços. Depois de fazer sua pesquisa, arraste a aba na parte inferior da tela para cima, e pressione Salvar para guardar o endereço.

Para obter uma lista completa de seus lugares favoritos no Android, vá para o menu de opções pressionando o botão na parte inferior esquerda da tela. Então clique em Seus endereços.

Em iPhone, pressione o botão com uma silhueta no canto superior direito da tela.

Suas estrelas são listadas na seção Endereços salvos.

Para excluir um endereço guardado, basta pressionar uma segunda vez no botão Salvar.

Salve o endereço para ir mais rápido

Você pode salvar os endereços de sua casa e seu local de trabalho para economizar tempo no Google Maps. Assim, você pode simplesmente digitar as palavras CasaTrabalho no aplicativo de busca para encontrar todos os endereços relevantes. Para fazer esta operação do seu smartphone Android basta ir ao menu de opções pressionando o botão na parte inferior esquerda da tela. Depois pressione em Seus Endereços. No iPhone isso acontece na janela de sua conta do Google Maps. Pressione o botão com uma silhueta no canto superior direito da tela para acessar.

Clique em Casa e digite o seu endereço. Repita este procedimento para o seu local de trabalho.

Utilizar Street View

Para usar o Street View com a versão móvel do Google Maps, você deve primeiro fazer uma pesquisa do local para exibir.

No mapa, arraste para acima a aba na parte inferior da tela. Depois pressione a janela do Street View. Um recurso útil para ter uma ideia de onde queremos ir sem sair do sofá.

Google maps

Alterar a inclinação do mapa

Deslize dois dedos para cima no mapa para alterar a inclinação. Junto com a exibição de edifícios em três dimensões, este recurso é muito útil em áreas urbanas e me ajuda a encontrar o meu caminho no espaço.

Google Maps

Estas 7 dicas devem ajudar você a se tornar um mestre em Google Maps. Com o seu smartphone na mão, você não terá mais como se perder. O mundo é seu! E sinta-se livre para deixar um comentário, se você tiver qualquer pergunta sobre a versão móvel do Google Maps. Ficaremos felizes em esclarecer suas dúvidas.

Você não está convencido de que o Google Maps é o melhor aplicativo de GPS disponível em iOS e Android? Nós temos a solução! O Baptiste, Markus e eu testamos o Apple Maps, Nokia HERE e Google Maps para encontrar o aplicativo mais eficaz na vida cotidiana.

[Artigo original em francês]

Carregando comentários

Últimos artigos