Anúncio

Dicas e truques

Google lança site para ajudar vítimas de explosões em Boston

Fernanda Guerra

Fernanda Guerra

  • Atualizado:

O Google lançou um site chamado Person Finder para facilitar a comunicação entre familiares e vítimas das explosões ocorridas ontem na Maratona de Boston, nos Estados Unidos. Na web, é possível tanto procurar por uma pessoa como fornecer informação sobre os afetados.

O Google Person Finder está focado na comunicação de emergência. Por isso, mantém os dados ocultos e só os apresenta caso seja digitado o nome da pessoa procurada. Isso evita os problemas causados por uma lista pública, por exemplo, geralmente só disponível após a confirmação de autoridades locais. O Google deixa claro que não verifica as informações incluídas no site.

Além de fazer as informações circularem com rapidez, a ferramenta é útil em situações como a de ontem, em que a rede de celular foi cortada para prevenir a explosão remota de outras bombas.

Se há notícias positivas sobre a pessoa buscada, o Google Person Finder mostrará uma mensagem dizendo que ela está viva, os dados de quem deixou a informação e quando ela foi publicada. Caso você queira informar sobre o status de alguém, é só acessar o site, comentar sobre o status de saúde da vítima, indicar se conversou ou não com ela, deixar uma mensagem para os familiares e registrar seus dados de contato.

Não é a primeira vez que o Google coloca no ar o Person Finder. O site foi usado também por ocasião do terremoto no Japão, em 2011, e faz parte do projeto da companhia de criar ferramentas com fins humanitários.

Fernanda Guerra

Fernanda Guerra

Os mais recentes de Fernanda Guerra

Diretrizes Editoriais