Anúncio

Artigo

Google Drive vs. Quickoffice: qual é o melhor de usar no Android e iOS?

Fabrizio Ferri-Benedetti

Fabrizio Ferri-Benedetti

  • Atualizado:

Quickoffice é o pacote de aplicativos de produtividade (editor de textos, planilha de cálculo, etc.) do Google e está disponível para Android e iOS. Até agora, fazíamos tudo com o Google Drive (ex-Google Docs), mas depois que o Quickoffice apareceu, ficamos em dúvida. Quando convém usar um ou outro?

O Google Drive e o Quickoffice são muito parecidos, talvez até demais. A transição do Google Docs para Google Drive mostrou que a função principal é o armazenamento, mais do que a capacidade de editar documentos.

Google Drive vs. Quickoffice: qual é o melhor de usar no Android e iOS?

A chegada do Quickoffice reforça essa sensação: Google Drive é um HD e o Google Quickoffice é o “pacote Office” para editar documentos. Ao contrário do que acontece no PC, a semelhança dos dois no Android e no iOS é muito evidente.

Quando usar o Google Drive? E o Quickoffice?

Editar documentos do Microsoft Office: Quickoffice

Quando você abre um documento do Microsoft Office no Google Drive, você pode visualizar o documento, mas com um formato pouco fiel ao original. Já no Quickoffice, você pode editar documentos DOCX, PPTX e XLSX, assim como os clássicos DOC, PPT e XLS. Quando falamos em edição de documentos, esse é o grande diferencial do Quickoffice em relação ao Drive.

Consultar documentos no celular: Google Drive

Pela facilidade e rapidez, é melhor consultar os documentos no Drive. Agora se você tiver que editar, já é outro assunto… O Google Drive é perfeito na hora de visualizar todos os tipos de arquivos compatíveis (e são muitos). Se o Quickoffice é melhor como editor, o Drive ganha como visualizador de documentos.

Quando quiser criar uma apresentação: Quickoffice

A versão standard do Drive permite criar apresentações, mas a versão para celular não. Já o Quickoffice tem o Quickpoint, um aplicativo de apresentação de slides. Seu funcionamento é parecido a um PowerPoint básico. E com o Drive você poderá ver o resultado quando quiser.

Quando tiver que escanear um documento: Google Drive

O Drive tem uma característica muito interessante e pouco conhecida: o scanner de documentos, utilizando a câmera do telefone ou do tablet. É uma forma rápida para criar arquivos PDF a partir de fotos de livros ou documentos quando você não tem um aparelho de scanner à mão.

Inserir tabelas ou formatos avançados: Quickoffice

A quantidade de funções que o Drive não permite realizar num celular ou tablet são consideráveis. E é aí que o Quickoffice entra em ação: o app dá a possibilidade de inserir tabelas ou imagens no Quickword, ou também inserir fórmulas complexas no Quicksheet. Por isso, o Quickoffice é sua melhor opção na hora de editar documentos.

Subir arquivos de forma rápida: Google Drive

Google Drive é seu HD na nuvem. Quando você necessita armazenar um arquivo, seja ou não um documento, o Drive é a opção mais lógica. Sua interação com o sistema operacional (melhor no Android do que no iOS), facilita muito a tarefa de guardar e compartilhar arquivos.

Adicionar notas a um arquivo PDF: Quickoffice

Com o QuickPDF você pode adicionar notas/comentários nos arquivos PDF. Basta clicar no botão com o desenho de um lápis e escolhendo a opção desejada (sublinhar, riscar, adicionar formas – retângulos, círculos, flechas ou notas adesivas). Nada disso existe no Drive.

Colaborar com a edição de um documento: Google Drive

O Drive não é só um serviço de armazenamento, mas também um espaço compartilhado de trabalho. Quando você abre um documento com o Drive do celular ou tablet, você pode ver outros usuários lendo ou editando o documento, além de poder participar das conversas. No Quickoffice ainda não é possível.

Google Drive para compartilhar, Quickoffice para editar

Esta é a conclusão a que chegamos depois de comparar as funções de ambos os aplicativos. Enquanto o Drive se especializou como espaço de consulta, armazenamento e trabalho compartilhado, o Quickoffice preenche um vazio essencial: o de um editor para documentos complexos, sejam tabelas do Excel ou apresentações de PowerPoint.

Download do Google Drive e do Quickoffice:

[Artigo original em espanhol]

Fabrizio Ferri-Benedetti

Fabrizio Ferri-Benedetti

Diretrizes Editoriais