Anúncio

Artigo

Google apresenta oficialmente o Android 4.3

Rafael Videiro

Rafael Videiro

  • Atualizado:

Sundar Pichai, chefe das divisões de Android e Chrome do Google, acaba de apresentar o Android 4.3. Trata-se de uma nova atualização do Jelly Bean que adia, uma vez mais, a chegada do esperado Android 5.0 Key Lime Pie.

A nova versão 4.3 do Android apresenta uma atualização modesta do sistema. Uma das principais mudanças recebe o nome de Bluetooth Smart, um novo sistema Bluetooth enfocado na economia de bateria. A novidade de maior destaque fica por conta dos “restricted profiles” (perfis restritos, em português). O novo recurso se assemelha às contas de usuários do Windows, permitindo que diversas pessoas usem o mesmo dispositivo com acesso individual e configurações independentes. Até mesmo os aplicativos disponíveis em cada perfil podem ser exclusivos.

Google apresenta oficialmente o Android 4.3

A nova interface da câmera já era um segredo revelado. Tanto o HTC One Google Edition como o Samsung Galaxy S4 Google Edition incluem a versão mais recente do aplicativo. O acesso aos menus está mais fácil de modo que nosso próprio dedo não esconda as opções, como acontecia antes. A tela de discagem também estreia um novo visual, permitindo digitar caracteres especiais, típicos de alguns países.

O restante das mudanças introduzidas no Android 4.3 são mais técnicas. Apesar de serem invisíveis aos olhos, contribuem para uma melhor usabilidade do sistema. A resposta aos toques na tela tátil foi aprimorada para evitar os travamentos que ocorriam no Android de vez em quando. Além disso, a atualização para o OpenGL ES 3.0 traz melhorias ao processamento de gráficos 3D.

O novo Android 4.3 também inclui a possibilidade de guardar um histórico de notificações. Ao clicar em uma delas, é possível ver qual aplicativo gerou o alerta. Nesse sentido, parece que o Google criou um recurso para que apps de terceiros possam ler e interagir com as notificações do sistema. Na prática, isso significa que dispositivos externos, como o Google Glass, poderiam ler, apagar e manipular os alertas, evitando que apareçam duplicados.

Outra novidade que pode passar despercebida aparece nas opções avançadas da configuração do Wi-Fi. A opção “Scanning always available” permite que o serviço de localização do Google e de outros aplicativos tente encontrar redes mesmo quando o Wi-Fi estiver desativado.

O Android 4.3 introduz pequenos detalhes que tornam o sistema operacional móvel do Google mais eficiente, mas ainda não se trata da grande atualização que todo mundo espera. O rumor mais forte aponta que o Google planeja lançar o Key Lime Pie 5.0 em outubro, coincidindo com o 5º aniversário do Android.

Post relacionado:

Rafael Videiro

Rafael Videiro

Os mais recentes de Rafael Videiro

Diretrizes Editoriais