A atualização mais recente do Gmail para Android deixa bastante claro que os anúncios estão chegando ao app. Na versão web, o envio de propaganda para a caixa de entrada dos usuários já é uma realidade. Portanto, não se trata de uma surpresa a integração de publicidade também nos aplicativos móveis do serviço de e-mail do Google.
Leia também:
- Google testa anúncios na caixa de entrada do Gmail
- Como criar uma cópia de segurança do seu Gmail
- Gmail organiza e-mails recebidos por abas
O site Android Police analisou a fundo o arquivo APK da versão 4.6 do Gmail para Android e encontrou uma biblioteca chamada “ads” (anúncios, em português). Tudo indica que você poderá salvar anúncios no celular e que eles podem vir a fazer parte da sua caixa de entrada como qualquer outra mensagem. No entanto, não existe qualquer confirmação oficial do Google sobre isso.
A discussão sobre publicidade no e-mail sempre gira em torno do quão intrusiva a ação pode se tornar. Depois de estar acostumado com um ambiente livre de publicidade, é difícil o usuário aceitar a novidade sem qualquer reclamação. Muitas vezes o receio dos anúncios é maior do que a experiência em si. Por isso, o Google deve tomar cuidado para que qualquer atitude nesse sentido não gere uma fuga de usuários.
A atualização do Gmail para Android também remove o botão “Cancelar” da tela de envio de e-mails e adiciona alertas de mensagens não enviadas.
Download do Gmail para Android