Anúncio

Notícias

Foi assim que a Microsoft experimentou o desastre do OpenAI e Sam Altman dentro: vale a pena

O gigante americano comentou nos fóruns internos o que estava acontecendo do outro lado da cidade

Foi assim que a Microsoft experimentou o desastre do OpenAI e Sam Altman dentro: vale a pena
Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

  • Atualizado:

No giro mais inesperado do ano, a OpenAI anunciou o retorno de Sam Altman como conselheiro delegado, após a surpreendente demissão de sexta-feira. Em cinco dias, o setor tecnológico virou de cabeça para baixo.

ChatGPT Download

Durante o fim de semana, parecia que Altman e o cofundador da OpenAI, Greg Brockman, acabariam na Microsoft, à frente de um novo laboratório de pesquisa em IA.

No entanto, após vários dias de negociações, a situação mudou e a OpenAI nomeou um novo conselho de administração e recuperou Sam Altman como conselheiro delegado da empresa.

Após um fim de semana caótico, em que centenas de funcionários da OpenAI ameaçaram abandonar a empresa e se juntar à Microsoft, parece que as coisas se acalmam.

Primeiro comunicado interno da Microsoft a respeito

Kevin Scott, Diretor Técnico e Vice-Presidente Executivo de Inteligência Artificial da Microsoft, dirigiu-se aos funcionários da empresa para falar sobre a agitação na OpenAI.

É a primeira comunicação da empresa aos funcionários da Microsoft sobre a situação, além do anúncio do CEO Satya Nadella da não contratação de Altman no domingo e da reação inicial à notícia na sexta-feira.

The Verge obteve o memorando, publicado no fórum interno de funcionários da Microsoft. Aqui está na íntegra:

‘Como vocês provavelmente já ouviram, a OpenAI nomeou um novo conselho de administração. Sam Altman e Greg Brockman concordaram em voltar para a OpenAI, com Sam como CEO. Os eventos dos últimos dias foram incertos para nossos colegas da OpenAI e de intenso interesse para muitos outros. Em todo momento, nada mudou ou vacilou sobre nossa determinação e foco em oferecer as melhores plataformas de tecnologia de IA do mundo e produtos aos nossos clientes e parceiros. Continuaremos apoiando nossos colegas da OpenAI e o fenomenal trabalho que eles têm feito ao nosso lado em serviço dessa missão. Como fizemos nos últimos 4 anos, esperamos continuar nosso trabalho com Sam e sua equipe.’

Pouco depois da nota de Scott, Satya Nadella também se dirigiu ao Twitter para compartilhar algumas palavras de Ação de Graças e elogiar a OpenAI e os funcionários da Microsoft.

Mas em um post no fórum interno da Microsoft, ele ampliou sua mensagem e destacou que a IA ‘é apenas uma ferramenta’ que é ‘um meio, não um fim’.

Aqui está a mensagem interna de Nadella na íntegra:

‘Esta semana, muitos de nós faremos uma pausa para celebrar o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, e quero dedicar um momento para agradecer a cada um de vocês pelo seu trabalho árduo e suas contribuições à nossa empresa. O ritmo de inovação que vocês impulsionaram tem sido notável, especialmente em uma época de tantos desafios e incerteza contínua no mundo. Mas a tecnologia, incluindo a IA, é apenas uma ferramenta. É um meio, não um fim. E, em última análise, nosso fim é nossa missão de capacitar pessoas e organizações em todo o planeta: um indivíduo, uma comunidade, um país de cada vez.’

As aparições de Nadella na Bloomberg TV e na CNBC na segunda-feira deixaram claro que a Microsoft estava feliz que Altman e Brockman voltassem para a OpenAI. Havia realmente espaço para dois líderes de IA dentro da Microsoft? Agora vai ser talvez uma pergunta sem resposta.

Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

Jornalista especializado em tecnologia, entretenimento e videogames. Escrever sobre o que me apaixona (gadgets, jogos e filmes) me permite manter a sanidade e acordar com um sorriso no rosto quando o despertador toca. PS: isso não é verdade 100% do tempo.

Os mais recentes de Chema Carvajal Sarabia

Diretrizes Editoriais