FIFA 15 não terá times do Campeonato Brasileiro. Saiba o porquê

FIFA 15 não terá times do Campeonato Brasileiro

A Electronic Arts anunciou nesta quarta-feira (30/7) que FIFA 15 – a nova versão do mais popular game de futebol do mundo – não trará os times do Campeonato Brasileiro, bem como os jogadores que atuam nestas equipes. A medida afetará também o modo Ultimate Team e FIFA World, a versão online do título, cujos clubes nacionais serão removidos (com exceção dos usuários que já contam com os atletas no modo Ultimate Team).

FIFA 15 não terá times do Campeonato Brasileiro

Em entrevista ao site da ESPN, Jonathan Harris, gerente de negócios da EA Sports (divisão de games esportivos da Electronic Arts), afirmou que a principal razão para a retirada dos clubes brasileiros são os riscos legais no uso do direito de imagens dos atletas que jogam por aqui. Isso porque os jogadores brasileiros não contam com uma associação representativa que possa negociar os direitos de imagem em conjunto (como acontece na NFL, a liga norte-americana de futebol americano, por exemplo), sendo que o mesmo acontece com os clubes.

Com isso, a empresa precisa negociar acordos com cada clube, separadamente, o que inclui os atletas. Logo, Irons afirmou que “não está confortável com a cobertura em relação aos direitos dos jogadores. Enquanto a gente busca uma solução para garantir que não tem nenhum risco, a melhor forma foi tirar os times e os jogadores. Sem os jogadores a gente não pode ter os clubes”. Vale citar que a EA tem contrato com os times brasileiros para uso de imagem até 2015. É a primeira vez, desde 2006, quando FIFA 07 chegou às lojas, que os times brasileiros ficam de foram de uma edição do jogo.

Brasileiros que jogam no exterior

Se os clubes brasileiros e jogadores que atuam por aqui não estarão em FIFA 15, o mesmo não acontecerá com os atletas tupiniquins que jogam em times europeus. Isso porque o direito de imagens deles é negociado por uma única associação que representa os jogadores em cada país. Logo, você poderá jogar com o Neymar pelo Barcelona, o Lucas pelo Paris Saint German ou o Philippe Coutinho pelo Liverpool e assim por diante.

E a Seleção Brasileira também está garantida em FIFA 15. Segundo a EA Sports, os direitos de imagem da equipe são negociados separadamente com a CBF. Com isso, a utilização do escudo e uniformes oficiais será feita normalmente. No entanto, apenas jogadores brasileiros que atuam no exterior farão parte do selecionado.

PES 2015 terá Brasileirão

Se FIFA 15 não contará com os times brasileiros, o Pro Evolution Soccer 2015 (ou PES) tem motivos para sorrir. Isso porque a Konami, desenvolvedora do jogo, afirmou que todas as equipes do Brasileirão, com atletas, escudos e uniformes oficiais estão garantidos na próxima edição do jogo. Isso inclui também os times da Copa Libertadores.

FIFA 2015 será lançado no dia 25 de setembro e estará disponível para os Xbox 360 e One, os PlayStations 3 e 4, além do PC.

[Fonte: ESPN]

Veja também

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Carregando comentários