Anúncio

Artigo

Falha na segurança do iPhone permite chamadas não autorizadas

Falha na segurança do iPhone permite chamadas não autorizadas
Rui Maciel

Rui Maciel

  • Atualizado:

Usuários de iPhone devem ficar atentos ao abrir mensagens de texto que contenham números de telefones. Isso porque alguns desses SMS trazem um comando que podem permitir que spammers controlem o smartphone da Apple para fazer chamadas sem o conhecimento do seu dono. Em outras palavras: sua conta telefônica pode vir bem alta e sem você saber o porquê.

A técnica é aplicada por meio de um manipulador “tel” web, que pode executar as ligações no momento em que você visualiza a mensagem maliciosa. Em casos extremos, o spammer pode forçar o usuário a realizar uma chamada telefônica das mais caras, antes que ele tenha a chance de desligar.

O perigo aumenta pelo fato do código não se restringir a um único aplicativo, mas sim a vários, como Gmail, Google+ e Facebook Messenger, entre outros. O navegador Safari ainda pergunta ao usuário se ele quer iniciar a chamada, mas no caso do FaceTime, isso não ocorre.

Segundo o especialista Andrei Neculaesei, que emitiu o alerta contra o método para o telefone da Apple – em 2012, os smartphones da Samsung foram afetados por uma vulnerabilidade semelhante -, os desenvolvedores de aplicativos, em muitos casos, são os culpados. Isso porque eles deveriam implantar controles mais rígidos sobre a execução de chamadas em seus apps. No entanto, a Apple também poderia colaborar para diminuir os riscos, ao exigir que todos os programas avisem aos usuários antes de realizar uma ligação telefônica.

[Fonte: Algorithm.dk Via: Engadget]

Leia também

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Rui Maciel

Rui Maciel

Os mais recentes de Rui Maciel

Diretrizes Editoriais