O Facebook continua se inspirando na concorrência na hora de lançar novos recursos. Ontem, a maior rede social do mundo anunciou a chegada do “Trending”, uma versão própria dos famosos trending topics do Twitter.
A proposta do Trending também não é original. Segundo o post publicado no blog oficial do Facebook, o recurso foi “projetado para destacar conversas interessantes e relevantes com o objetivo de ajudar o usuário a descobrir o melhor conteúdo de todo o Facebook”. Os trending topics são um dos pontos fortes do Twitter e são bastante usados pelos internautas para responder a notícias do momento ou a programas de TV.
Há algum tempo, o Facebook tem sido usado como fonte de informação de boa parte dos seus usuários, substituindo às vezes os grandes portais de conteúdo. A ideia de se tornar um agregador de notícias inclusive tem motivado a empresa a lançar seu próprio aplicativo no estilo do Flipboard.
A quantidade de publicações diárias na rede social é absurda e uma seleção de tópicos relevantes definitivamente servirá para ajudar os usuários a comentar os assuntos mais importantes. Ainda na nota publicada no blog, a rede social é apresentada como “um espaço onde as pessoas de todo o mundo se reúnem todos os dias para compartilhar seus pensamentos e participar de conversas em tempo real”, o que seria o motivo principal da criação do Trending.
A nova funcionalidade já está disponível em alguns países na versão web do Facebook. De acordo com a empresa, também estão sendo feito testes nos aplicativos para celular. Como é de praxe no Facebook, o Trending será disponibilizado gradualmente para todos os usuários da rede social.
[Fonte: Facebook Newsroom]