Anúncio

Artigo

As redes sociais estragaram os desejos sinceros de feliz aniversário?

As redes sociais estragaram os desejos sinceros de feliz aniversário?
Samuel Marc

Samuel Marc

  • Atualizado:

Eu nunca fui muito bom com números. Logicamente, eu nunca fui bom em lembrar as datas dos aniversários também. Para acabar armazenando os da minha família, demorei quase vinte anos. Eu não nego que a tecnologia aliviou minha memória nestas datas tão difíceis de lembrar. Agora eu confio completamente na Apple, Google ou Facebook para lembrar os aniversários da minha família. Mas em maio passado, eu fui além da automação, beirando o limite da ficção científica.

Era o dia 15 ou 28 de maio… Eu não me lembro, você sabe, eu e os números… Enfim, um amigo próximo, que vamos chamar de Julio, fazia aniversário naquele dia. Como todas as manhãs, pego meu fiel smartphone. Um aba do Google Now aparece na tela: Hoje é o aniversário do Julio, deseje-lhe um feliz aniversário. Acostumado a vários anos de lembretes do Facebook, decidi pressionar o botão em destaque na tela para ver.

Esse é o tipo de abas que o Google Now apresenta na ocasião do aniversário dos seus contatos do Google+

Primeiro clique. O Google Now abre o perfil do Google+ do meu amigo e, para minha surpresa, aparece uma mensagem pronta: Feliz aniversário Julio! O cartão de desejos é animado por uma espécie de emoticon gigante se contorcendo no meio de uma nuvem de bexigas. Intrigado e divertido, eu pressiono o botão Enviar, só para ver.

Segundo clique. Foi enviado. Eu desejei feliz aniversário para o Julio em dois cliques. Eu não tive nem que lembrar a data de seu aniversário, ou encontrar o endereço dele ou fazer um esforço para escolher um cartão. Pior, eu nem sequer escolhi as palavras de congratulações. Eu nem sequer tive que pensar.

Fiz uma pausa. Este desejo de aniversário indústrial me fez pensar no quanto sou nerd, meio-homem, meio-máquina. Os desejos do aniversário, antes um gesto atencioso e um sinal de afeto, foi reduzido a uma tarefa automática. É impossível impedir o progresso.

A arma do crime: o cartão automático postado no perfil do Google+ da vítima…

Para mim, a mensagem pré-mastigada do Google era um sintoma de um problema mais profundo. Eu não sei você, mas os Feliz aniversario desfiguram as linhas do tempo dos meus amigos do Facebook há alguns anos. É inútil se esconder. Nós todos fizemos isso pelo menos uma vez. Estamos pressionados ao ponto de não sermos capazes de encontrar tempo para escrever uma frase completa? Uma frase de duas palavras? É mesmo?

Mas há algo pior. Você já deve ter reparado neste fenômeno da desumanização das relações humanas básicas, que não se limita aos desejos de aniversário simples. Não há necessidade de ser um sociólogo para perceber que a mecanização se estende a muitos outros tipos de interações entre as pessoas, desde os cumprimentos aos convites, ou até condolências.

Seria muito inapropriado cuspir no prato que comemos. Eu sou basicamente um nerd, pois vivo na internet. Eu também reduzi algumas das interações com a minha família ao mínimo. Sendo pouco falador, eu detesto, por exemplo, as chamadas telefônicas e prefiro me comunicar por escrito.

A central de servidores da Google em Hamina, Finlândia: você realmente quer que seus desejos venham daí?

Este evento, porém, me fez perceber algo. Apesar do avanço das novas tecnologias, cabe a nós prestar atenção a certas coisas, as coisas que realmente importam continuam vindo do coração e não de servidores refrigerados perdidos em torno do Círculo Polar Ártico.

Depois que eu percebi a enormidade do meu ato impensado, decidi timidamente consertar a situação. Gostaria de usar a minha coragem, pegar o telefone e ligar para o Julio para saber como ele está. Uma primeira vez.

Que há de melhor que um cartão do JibJab cuidadosamente escolhido para o aniversário de um amigo nerd?

Mas o que podemos fazer para diminuir as mensagens triviais e sem alma que florescem nas linhas do tempo do Facebook? Como não vamos iniciar um programa de reabilitação global de mensagens, uma solução seria oferecer o velho e bom exemplo, personalizando nossas mensagens de saudação, contactando nossos entes queridos diretamente ou enviando-lhes um pequeno cartão via e-mail!

Pessoalmente, o site JibJab é o meu preferido em termos de cartões eletrônicos. Em troca de uma taxa anual muito razoável (US $ 18), você terá acesso a mais de 1500 modelos de cartões diferentes. Você pode até personalizar estas páginas, incorporando o seu rosto ou os de seus amigos para criar animações malucas.

Acesse o JibJab.com

O que você pensa sobre o assunto?

[Artigo original em francês]

Leia também:

Samuel Marc

Samuel Marc

Os mais recentes de Samuel Marc

Diretrizes Editoriais