Anúncio

Artigo

Facebook desativa o Messenger do app mobile. Agora você terá que baixá-lo

Facebook desativa o Messenger do app mobile. Agora você terá que baixá-lo
Rui Maciel

Rui Maciel

  • Atualizado:

Ao fazer o download do aplicativo móvel do Facebook no seu smartphone ou tablet, você tem acesso às principais funcionalidades da rede social, incluindo aí o bate-papo. Mas a rede social vai mudar isso: o chat do Facebook será desativado do aplicativo principal, obrigando o usuário a baixá-lo como um app à parte.

Por um lado, essa mudança traz benefícios. O Facebook Messenger tem uma interface bonita, é fácil de usar e apresenta recursos visuais interessantes. Sem contar que as versões para Android e iOS ganharam, recentemente, suporte para chamadas de voz, além de um guia de grupos, que permite enviar mensagens para diferentes turmas de amigos. É muito provável que a experiência de uso torne-se melhor com o app funcionando de forma independente.

No entanto, o aplicativo de mensagens da rede social do Mark Zuckerberg nunca foi conhecido por ser o melhor amigo do aparelho em si. Pesado, ele compromete o desempenho dos dispositivos móveis, tornando-os mais lentos. Mas a boa notícia é que isso não vai valer para dispositivos Android. Isso porque o Facebook vai detectar modelos com configurações mais modestas e, nesses casos, manter o Messenger funcionando no app mobile. De qualquer forma, é bom prestar atenção: o Facebook Messenger é o app de chat mobile que mais consome MB de um plano de dados. Ou seja, cuidado com seu bolso também.

Segundo o site The Verge, a área do Messenger permanecerá no aplicativo do Facebook, mas passará a executar o app independente quando for acessado – como já acontecia com quem tinha o app de bate-papo instalado no mesmo aparelho. Além disso, alguns aplicativos do próprio Facebook manterão o recurso, como o Paper (serviço de feed de notícias da plataforma) e a versão web da rede social (que é usada diretamente no navegador).

Os comunicadores instantâneos estão na vanguarda da estratégia móvel do Facebook. Depois de comprar o WhatsApp por US$ 16 bilhões em fevereiro, a rede social passa a ter dois serviços do gênero, que têm ampla penetração em diferentes partes do mundo. Enquanto o Facebook Messenger domina os EUA – é o nono app mais baixado no país -, o WhatsApp é o preferido do público na América do Sul e Europa.

O Facebook vai começar essa separação do Messenger em duas semanas, a partir da Europa. Não há previsão para o início desse processo em outras regiões, como EUA ou América do Sul.

[Fonte: The Verge]

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Rui Maciel

Rui Maciel

Os mais recentes de Rui Maciel

Diretrizes Editoriais