Anúncio

Artigo

Nova extensão para mudar a cor do Facebook rouba dados do usuário

Fernanda Guerra

Fernanda Guerra

  • Atualizado:

PimpMyWindow. Este é o nome de uma nova extensão para os navegadores Chrome, Firefox e Internet Explorer que muda a cor do perfil do Facebook e, de quebra, passa a exibir anúncios incômodos nos sites que o usuário visita e ganha acesso a todos os seus dados, podendo vendê-los a terceiros.

Segundo a empresa de segurança e antivírus Kaspersky Lab, o que o PimpMyWindow faz é criar uma rede de “clique fraude” no computador de quem o utiliza, “sequestrando o navegador”. O usuário é direcionado todo o tempo para sites de propaganda e acaba vendo anúncios onde não existem de fato, como a página principal do Facebook e do Google. Criado por cibercriminosos brasileiros, o PimpMyWindow é inclusive à prova de navegação segura com o protocolo HTTPS.

O pior é que instalar o programa mal-intencionado é simples: basta o usuário visitar o site do aplicativo e clicar no logo do navegador que utiliza. Ao reiniciar o browser, de fato passa a poder mudar a cor do Facebook, mas também terá uma experiência de navegação muito mais poluída.

Como o PimpMyWindow funciona

De acordo com a Karspersky, quando o usuário acessa o Facebook por meio do navegador afetado, o PimpMyWindow recebe acesso a todos os seus dados e usa o perfil da vítima para espalhar mensagens de divulgação do software entre seus contatos. Fizemos o teste aqui no Softonic e isso não aconteceu – só os anúncios inesperados que de fato foram exibidos.

Como desinstalar o PimpMyWindow

A desinstalação do PimpMyWindow é fácil. Basta acessar a seção do navegador que mostra todas as extensões ativas e remover a que se chama “MudeAcorDoSeuPerfil”. No caso do Chrome, por exemplo, isso se faz em “Ferramentas > Extensões”, dentro do menu principal.

Mude a cor do Facebook de forma segura

No Softonic, já indicamos o uso de uma extensão segura para mudar a cor do Facebook, chamada Color My Facebook. Se quiser, você pode ler mais sobre como ela funciona e conhecer o processo de desinstalação de antemão, para saber como voltar ao clássico azul “Facebook”.

Fernanda Guerra

Fernanda Guerra

Os mais recentes de Fernanda Guerra

Diretrizes Editoriais