Extensão para Chrome explora falha no Spotify e baixa músicas em MP3

Extensão para Chrome explora falha no Spotify e baixa músicas em MP3

O aplicativo Downloadify, que funciona como extensão no navegador Chrome e baixa canções do serviço de streaming Spotify em formato MP3, acaba de ser retirado da Chrome Web Store pelo Google. Fazendo login com uma conta premium no aplicativo, era possível fazer o download do MP3 de qualquer faixa. Depois de identificarem o problema, o Google não demorou em agir e o Spotify, em corrigir o problema.

O programa foi criado pelo desenvolvedor holandês Robin Aldenhoven com o objetivo, ao que tudo indica, de dar visibilidade ao frágil sistema de segurança do Spotify. O serviço não conta, por exemplo, com a tecnologia Digital Right Management, mais conhecida como DRM, que controla cópias não autorizadas de conteúdos digitais, limitando até, em alguns casos, conversões e execuções.

Na terça-feira, o desenvolvedor comentou que o Spotify não encriptava corretamente seus arquivos de música. Para Aldenhoven, a falha não seria um erro, e sim algo intencional. Isso porque o Spotify permite que usuários premium façam o download de seu conteúdo em um disco local.

Por e-mail, a assessoria do Spotify confirmou que já está trabalhando em uma solução para o problema. A empresa também defendeu su modelo de negócio: “O Spotify foi fundado como uma alternativa simples e legal à pirataria. Com nosso aplicativo, cada reprodução é monetizada. Conseguimos levantar mais de 500 milhões de dólares para artistas e proprietários de direitos autorais. A pirataria baixou 25% nos países em que o Spotify funciona”.

Depois de tudo isso, o desenvolvedor Aldenhoven disse, em seu Twitter, que se nega a ajudar o que considera pirataria: “Solucionaram [referindo-se ao Spotify] a questão de uma maneira aceitável. Não quero dar problemas para eles (…).”

  • Link Copiado!
Carregando comentários