Experimento indica que celulares Android usados escondem até duas mil fotos… algumas comprometedoras

Experimento indica que celulares Android usados escondem até duas mil fotos… algumas comprometedoras

A empresa de segurança avast! realizou um experimento que traz resultados um tanto quanto preocupantes. Isso porque a companhia comprou 20 celulares Android de segunda mão no eBay, e tentou recuperar os dados apagados destes smartphones que, teoricamente, haviam sido restaurados a seu estado original de fábrica. Resultado: os especialistas conseguiram recuperar quase 40 mil fotografias.

Se já não bastasse o volume de imagens, mil delas traziam conteúdo sexual explícito. Além disso, a avast! conseguiu resgatar mais de 750 mensagens de e-mail, incluindo um documento completo referente à solicitação de um empréstimo, cheio de dados pessoais e bancários.

Vale dizer que os vendedores dos aparelhos em questão não suspeitavam, nem remotamente, que sua vida privada poderia ser devassada de modo tão simples a partir de aplicativos como o FTK Imager, que recupera dados que, em tese, deveriam estar perdidos para sempre.

Como isso é possível?

Ao eliminar os dados de um dispositivo, os arquivos não são realmente apagados. O sistema apenas marca essas informações como dados que, no futuro, podem ser sobrescritos por outros. Portanto, quando deletamos um arquivo, é possível resgatá-lo se nada foi gravado em cima dele ainda.

O próprio Android já inclui uma opção de segurança do gênero, ainda que ela não seja das mais conhecidas. Basta ir até Configurações > Segurança > Criptografia e ativar o modo Criptografar telefone.  O processo leva pouco mais de uma hora e exige que o telefone esteja conectado à tomada, mas assegura um reset total.

O próprio Android já inclui uma opção de segurança com criptografia de dados

É possível ainda optar por aplicativos de terceiros para deletar esses dados. A própria avast! traz um app que promete solucionar o problema: o avast! Anti-Theft não apenas elimina essas informações, como também se encarrega de sobrescrevê-las com peças aleatórias, para que nada pode ser recuperado.

Caso queira experimentar, baixe o Avast!Anti-Theft para seu Android.

Leia também

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Ver todos os comentários
Carregando comentários