Anúncio

Artigo

Você usaria um celular do Facebook?

Fernanda Guerra

Fernanda Guerra

  • Atualizado:

Às 14h (horário de Brasília) de hoje, o Facebook vai apresentar novidades ligadas ao sistema operacional Android. A julgar por imagens que vazaram na internet e por informações de sites como Android Police e TechCrunch, trata-se de um smartphone Android com uma interface personalizada pelo Facebook, chamada “Facebook Home”.

O smartphone em si seria um modelo chamado HTC First. Com ele, você teria a sensação de estar navegando dentro do Facebook a todo o momento, já que a interface compartilharia os traços gerais do design da rede social. E, claro, estaria focado no compartilhamento de conteúdo, além de oferecer a possibilidade de acessar suas típicas funções em poucos cliques.

Um visual limpo e simples também predomina nessas fotos, o que nos leva a pensar que, se o anúncio de hoje confirmar os rumores, não seria ruim ter a opção de comprar um telefone do Facebook.  No entanto, é um pouco assustadora a ideia de deixar o Facebook dominar toda a nossa experiência móvel.

Poderíamos ver as notícias do nosso feed do Facebook logo ao ligar o aparelho. Com certeza o telefone sairia de fábrica com todos os aplicativos já lançados pelo Facebook até hoje, como o Facebook Messenger (Android | BlackBerry | iPhone | Windows) e a Facebook Câmera (iOS),  e todas as atividades do celular teriam, de forma padrão, caráter social.

Se hoje o Facebook já traz problemas de privacidade, enchendo os usuários de dúvidas sobre como bloquear a linha do tempo ou evitar que pessoas estranhas vejam o que é publicado, imagine se tudo o que você fizer com o telefone – fotos, anotações, downloads – aparecer no seu perfil?

No Brasil, especialmente, esse suposto novo celular com o sistema Facebook Home pode ficar só na intenção. Isso porque a HTC já não opera mais no país.

Leia aqui o resumo do evento de apresentação do Facebook Home e veja quais outros celulares Android serão compartíveis com o launcher.

Fernanda Guerra

Fernanda Guerra

Os mais recentes de Fernanda Guerra

Diretrizes Editoriais