Escolha dos Editores: o melhor jogo de FPS para PC

Esportes, simulações, aventuras e RPGs: os gêneros de jogos para computador são bem diversificados e agradam a quase todo o tipo de gamer. Mas, talvez, nenhum tenha obtido tanto sucesso – ao menos em vendas – que os populares jogos de tiro em primeira pessoa. A febre começou com Wolfenstein 3D, ainda em 1993, e logo se expandiu para outros clássicos do estilo, como Doom e Quake.

Hoje, nós contaremos os nossos jogos favoritos de tiro em primeira pessoa. É uma boa oportunidade para relembrar games saudosos ou jogar novos títulos.

Rui MacielCall of Duty Modern Warfare

Os jogos de FPS se dividem em aMW e dMW: antes e depois de Call of Duty Modern Warfare. O game inovou essa categoria de diversas formas. Foi o primeiro a sair do cenário da 2ª Guerra Mundial e focar em combates contemporâneos. Seu principal diferencial é trazer, entre um tiroteio e outro, uma história bem contada e amarrada.

Além disso, a Infinity Ward ousou ao colocar elementos polêmicos no roteiro, como cenas de tortura, execuções sumárias, além de uma explosão atômica bastante realista. Sem contar as alfinetadas no exército americano e sua “inteligência” militar.

No quesito “Tiros e Explosões”, Modern Warfare também capricha. As fases trazem combates sufocantes, nos quais você se sente, de fato, no meio de um tiroteio, com balas zunindo e granadas explodindo em todos os cantos. E há outras fases que exigem que você seja mais furtivo e silencioso para atingir o objetivo. Um destaque especial para a fase ambientada em Pripyat, cidade que abriga a usina nuclear de Chernobyl, talvez a missão mais tensa já criada em um game de tiro.

Para completar, os gráficos estão muito bem feitos, bem como a movimentação dos soldados. Há ainda uma boa variedade de armas, além dos detalhes que fazem toda a diferença, como a movimentação de um combatente quando leva um tiro, que é extremamente realista. E nem vou falar da sensação de controlar o arsenal de um avião bombardeiro em uma das missões…

Cenas de CoD Modern Warfare

Baixar Call of Duty Modern Warfare para Windows

Rafael VideiroDoom 3

Tenho que confessar que não sou um grande fã dos FPS e o motivo é muito simples: sou péssimo nesse tipo de jogo. Não sobrevivo mais do que 30 segundos. E não posso dizer que é por falta de treino. Já joguei Counter-Strike, diferentes Call of Duty, CrossFire… Talvez os controles sejam muito complexos. Talvez eu só tenha jogado com feras.

Qualquer uma das razões/desculpas para não gostar de FPS justifica a minha escolha pelo Doom 3 como melhor game do gênero. Controles simples e um modo single player tão divertido quanto jogar com dezenas de amigos online. Assim eu consigo sobreviver mais tempo e acreditar que terei chance contra jogadores humanos algum dia… Quem sabe?

Monstros de Doom estão cada vez mais assustadores

Baixar Doom 3 para Windows

Baixar Doom 3 para Mac

Marcel PerossiWolfenstein: The New Order

A volta do jogo que impulsionou o gênero de FPS lá no começo dos anos 90 é a minha escolha desta vez. Eu conheço o Wolfenstein desde quando foi lançado – e imagino que seja a mesma situação de outros leitores do Softonic. Quando soube que sairia uma versão inédita, com uma história curiosa, resolvi testá-lo e não fiquei arrependido em nenhum momento.

A história do jogo é cativante por contar uma situação inimaginável: o game mostra como seria o mundo se o nazismo tivesse vencido a Segunda Guerra Mundial. Fora isto, os cenários – com destaque para a fase Lunar – foram construídos com bastante competência. Outros detalhes, como trilha e efeitos sonoros, estão igualmente bem feitos. O novo Wolfenstein é um bom jogo para você se divertir e relembrar os velhos tempos.

Base lunar de Wolfenstein: The New Order

Baixar Wolfenstein: The New Order para Windows

Rubens EishimaTeam Fortress 2

Mesmo nos jogos de ação ininterrupta em equipes, sempre encontramos jogadores que se especializam em tarefas específicas, seja um atirador de elite, o jogador mais tático e sorrateiro ou apenas aquele que manda tudo pelos ares. O game que transformou essa tendência em espírito de equipe foi o Team Fortress original, e o Team Fortress 2 só expande esta ideia. E o melhor de tudo, grátis.

Não à toa, TF2 é um dos jogos mais populares do Steam, ficando atrás somente do Dota 2 e Counter-Strike: Global Offensive. Em vez de séries como Call of Duty, que desovam anualmente uma nova versão – com uma jogabilidade repetitiva no modo multiplayer (que é disparado o mais popular) – e cada uma delas com pacotes de DLC quase obrigatórios, no TF2 grandes pacotes de atualização grátis são lançados periodicamente, e os itens que não podem ser ganhados no sistema de brindes não influenciam o equilíbrio das partidas.

Team Fortress 2 é multiplayer sem ofender a mãe

Baixar Team Fortress 2

Cauê LlopDeus Ex: Human Revolution

Fiquei tentado a escolher o Wolfeinstein 3D, o primeiro FPS que fez sucesso no PC, ou o Half Life, que revolucionou os jogos multiplayer online com o mod do Counter-Strike. Mas o meu jogo FPS favorito ainda é o Deus Ex: Human Revolution.

Ainda me lembro, ao testá-lo pela primeira vez, de me sentir completamente dentro de um filme de ficção científica estilo cyberpunk. A narrativa é envolvente e interativa, afetando como o protagonista (você) se relaciona com os outros personagens da história. Além disso, o game também se adapta ao seu estilo de jogo. Você pode seguir uma linha mais furtiva, se movendo sem ser detectado, ou apelar para a violência e sair atirando em tudo o que aparecer pela frente.

Os gráficos de Deus Ex: Human Revolution podem não ser de última geração, mas ainda têm uma qualidade inegável, além ser um jogo com muita ação e com uma história de ficção científica muito, muito interessante. Como não gostar?

Imagem de Deus EX

Baixar Deus Ex: Human Revolution

Gostou? Qual é o seu FPS favorito de todos os tempos?

Carregando comentários

Últimos artigos

Apps mais baixados

Ver todos os Top apps