App que ajuda a encontrar uma casa: organize visitas com Google My Maps

O aplicativo My Maps permite que você acesse do seu celular os mapas do Google Maps e crie caminhos temáticos. Eu usei para procurar uma casa.

Encontrar um novo lar é uma tarefa complexa e difícil, especialmente se você gosta, como eu, de trabalhar em tempo integral, em uma cidade estrangeira e não tem um meio de transporte. Não é só visitar os mais conhecidos sites de imobiliárias e marcar uma visita …
a parte mais difícil, pelo menos até onde eu sei, são as visitas.

Para tornar a minha vida um pouco mais fácil, estou usando a ajuda do Google My Maps para Android. Eu criei um mapa pessoal com todos os endereços dos apartamentos que eu quero ver e dividi as visitas por bairros: todos os dias eu vejo duas ou três casas em uma área diferente da cidade, então eu otimizo o tempo (escasso) e não fico estressada demais.

Considerando que eu tenho uma capacidade quase nula de orientação, os níveis do Google My Maps permitem que eu fique concentrada apenas em uma área por vez e me oriente no labirinto das vielas perfeitamente entrelaçadas de Barcelona, ​​escolhendo o caminho mais rápido para chegar na hora prevista.

Mas vejamos em detalhes para saber como My Maps pode ajudá-lo a procurar (e espero encontrar) uma casa. Antes de mais nada, baixe e instale Google My Maps para Android.

1. Crie um novo mapa

Depois de instalar o aplicativo, ao abrir você vai se deparar com um mapa clássico do Google Maps com o campo de pesquisa. Para criar um novo mapa, toque no menu do canto inferior esquerdo.

Escolha a opção + New Map e na tela Create Map que se abre e escreva um nome para o seu mapa. Escolha um nome fácil de lembrar que destaca a finalidade dele. No meu caso, eu escolhi Procurando um novo lar:

Escolha a opção + New map

2. Crie os níveis

Introduza um ou mais níveis. Os níveis permitem agrupar os endereços em subconjuntos e assim você não precisa ver todos os endereços de um mapa ao mesmo tempo.

Para inserir um novo nível toque na pequena seta apontando para baixo ao lado do nome do mapa e depois em Add Layer.

Selecione a opção de adicionar níveis

Os níveis do meu mapa representam os dias da semana em que eu tenho um compromisso com os corretores para ver apartamentos novos: Eu criei três até agora, como você pode ver na imagem abaixo:

Níveis organizados pela data de visita

3. Adicione endereços ao mapa

Agora você pode adicionar o endereço da primeira casa que visitará. Basta inserir o endereço no campo de pesquisa e selecionar o correto quando ele aparecer.

Insira o endereço da visita

Clique em Create marker, selecione um dos níveis, com o dia da semana em que você tem um compromisso e clique em Next. Confirme clicando em Save (se você quiser, também pode adicionar uma descrição, por exemplo, que contenha o endereço da página web onde você encontrou o anúncio ou o número de telefone do corretor).

Adicione os endereços a serem visitados

Adicione todos os outros endereços, seguindo os procedimentos nesta seção.

4. Veja seu mapa personalizado

Quando você quiser visualizar seu mapa personalizado, de agora em diante basta ir até a tela principal do Google My Maps e clicar na guia que desaparece no canto inferior esquerdo.

Mapas recém-criados são vistos no menu à esquerda

Seu mapa aparecerá na barra lateral com todos os níveis disponíveis: se o nível está verde, permite que você exiba apenas os endereços das casas para ver naquele dia; já os níveis em cinza estão “desligados” e, portanto, os endereços não são visíveis.

Pontos de acesso no mapa

Este tipo de camadas de visualização permite que você se concentre apenas em algumas informações (um bairro, neste caso, porque eu decidi ver as casas do mesmo bairro, no mesmo dia), com um maior nível de detalhe do mapa.

Mas se você quiser ver todos os endereços de todas os níveis do mapa basta acessar todas as
camadas tocando o quadrado azul à direita do nome da camada.

Todos os níveis estão aberto no My Maps

Se você toca um marcador pode acessar os detalhes do endereço e alterar a posição do mesmo, bem como ativar o GPS para chegar ao lugar marcado. Há também um comando chamado Create a job, e é usado para determinar a localização de um colega de trabalho, mas você pode usá-lo apenas se for membro do My Maps Pro, por isso não vou entrar em detalhes.

Seleção de pontos marcados no mapa

À espera das funções avançadas de edição

Eu estou sentindo falta de alguns recursos avançados que você pode encontrar na versão online do My maps. Por exemplo, no aplicativo para Android é impossível mudar a cor ou o estilo dos pontos destacados (aqueles em verde e amarelo com as letras que eu adicionei na versão online), também não posso deletar um mapa, se eu estiver errada, e não posso desenhar linhas para mostrar as rotas a pé, de carro ou de bicicleta.

Todos esses recursos avançados, no entanto, estão disponíveis na versão online de My Maps e felizmente os mapas criados no aplicativo sincronizam automaticamente com a sua Conta do Google, então você também pode obter acesso instantâneo aos mapas da web para fazer todas as mudanças que desejar.

Para saber mais sobre a versão web do My Maps, leia o artigo de Daniel, que organizou as férias com mapas personalizados do Google.

[Artigo original em italiano]

Carregando comentários