Truques para economizar tinta da impressora

Se pararmos para pensar, comprar uma impressora sai bem mais barato do que comprar cartuchos de tinta. Logo que a tinta acaba pela primeira vez – sempre no momento mais inoportuno – você dá de cara com a surpresa. Os toners, cartuchos e afins são vendidos a peso de ouro.

Além de dar um pouco de raiva, é absurdo. A sorte é que aqui no Softonic preparamos alguns truques que, pelo menos, servem para gastar menos tinta e economizar uma graninha na hora de imprimir documentos no seu computador.

Aprenda a configurar bem a sua impressora e conte para os seus amigos como economizar – tinta e dinheiro – no final do mês:

1. Pense bem antes de imprimir

Nada de sair apertando o botão “Imprimir” sem pensar. Se você cansou de pagar pelos cartuchos de tinta, analise antes de mais nada se vai precisar realmente do documento impresso ou não.

Talvez uma cópia usando o modo “Rascunho” seja suficiente. Este formato diminui a qualidade da impressão, reduz o tamanho do texto e tira elementos desnecessários como imagens, por exemplo.

2. Otimize as configurações de impressão

Configurar corretamente as opções da impressora ajuda a gastar menos tinta. Para acessar o painel de configurações e personalizar a qualidade da impressão, clique no botão “Iniciar” e abra o “Painel de Controle“. Em “Harware e Sons”, escolha “Exibir impressoras e dispositivos“. Clique duas vezes na sua impressora e aperte “Ajustar opções de impressão“.

Em “Qualidade de impressão”, você pode ajustar parâmetros como qualidade, resolução (quanto mais dpi, mais qualidade e mais consumo), impressão usando só tinta preta e modo “Poupança de toner”.

3. Fontes, aplicativos e sites que ajudam a economizar tinta

Às vezes, configurar a impressora não é suficiente para gastar menos com toners. Usar o modo de pré-visualização de impressão é uma boa dica para evitar imprimir partes do documento que não precisamos ou, simplesmente, folhas inúteis.

Escolher um tipo de letra determinado nos seus documentos pode ajudar também a economizar na tinta. Por exemplo, os textos impressos usando a fonte Ecofont gastam um 50% menos. O corpo da letra traz uns buraquinhos que evitam consumir tinta inutilmente.

Greencloud é um pacote de ferramentas que ajuda a otimizar a impressão e reduzir o consumo de tinta. Por sua vez, PrintWhatYouLike é um aplicativo online que transforma qualquer site para imprimi-lo gastando o mínimo possível de tinta.

4. Outras alternativas: PDFs, eBooks

Substituir a impressão em papel por um PDF pode ser uma boa opção para compartilhar documentos com outras pessoas em formato digital. Em vez de imprimir e mandar para os seus colegas um trabalho da faculdade de 200 folhas, que tal transformar esse monstro num PDF e compartilhar via internet?

No Softonic temos vários programas para criar PDF e também o Calibre: um aplicativo que converte qualquer documento em um livro eletrônico. Instalar um bom leitor de eBooks no PC também pode ajudar a recortar as despesas em impressão.

5. Comprar a impressora adequada

Antes de sair comprando qualquer impressora é bom analisar qual vai ser o uso principal da máquina. Por exemplo, para quem trabalha com documentos de texto em preto e branco, comprar uma impressora laser monocromática é a opção mais recomendável. As de jato de tinta funcionam bem para impressão de documentos coloridos e imagens.

Outro fator importante na hora de decidir qual impressora comprar é o preço. As mais baratas, normalmente, são as que consomem mais tinta na impressão.

E você, que truque usa para gastar menos tinta? Compartilhe com a gente!

[Via Softonic ES]

Carregando comentários