DOSVOX: o sistema pensado nas pessoas com deficiência visual

Listas de coisas a fazer no DosVox

A deficiência visual é um problema na vida de muitos brasileiros. E isso, embora soe como uma mera opinião, foi o resultado do Censo 2010, do IBGE. De acordo com o relatório, mais de 35 milhões de brasileiros declararam que possuem algum grau de deficiência visual. O grau de intensidade não foi discutido, mas está claro que se trata de um problema nacional e em grande escala.

Agora, imagine as pessoas que nem enxergar direito conseguem, com visão embaçada, cegueira, catarata… Como interagir com um sistema onde tudo é visual? Esta pergunta foi respondida pelo aluno de Ciências da Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marcelo Pimentel. Movido por necessidades pessoais, ele acabou criando o DOSVOX.

Vozes sintetizas e gravadas

O sistema operacional DOSVOX se baseia no uso intensivo de síntese de voz e se transformou num dos principais meios de acesso aos computadores pelas pessoas com médio ou alto grau de deficiência visual. Tudo porque a interação entre as principais opções são conduzidas por uma agradável voz sintetizada (e gravada), que explica e narra onde encontrar os principais recursos.

Por exemplo, ao começar, o DOSVOX pergunta ao usuário o que ele deseja fazer. Ao pressionar a tecla ‘F1’ do teclado, você encontrará uma enorme lista de tarefas: editar ou ler texto, navegar entre pastas de arquivos – ou diretório, como eles preferem chamar -, utilitários, acesso à internet, multimídia e até mesmo joguinhos de RPG e forca.

Listas de tarefas no DOSVOXLista de funções resume bem a capacidade do sistema

São muitas funcionalidades diferentes disponíveis a quem deseja usar o computador de verdade. O DOSVOX é tão completo que consegue ler seus e-mails mesmo desconectado da internet e ainda consegue editar arquivos de sons no Audacity, um dos programas mais populares do gênero. Isso sem falar da ajuda para interagir no ambiente do Windows.

Quando nem tudo é perfeito

Por mais que a ideia do sistema operacional voltado para pessoas com deficiência visual seja muito difícil de criticar, afinal, estamos falando de uma nova forma de interação, há problemas. Um deles é a incompatibilidade com Javascript, prejudicial para visualizar algumas páginas da internet, que ainda usam esta linguagem de programação.

Outro problema bastante incômodo é a diferença de usabilidade ao comparar com o Windows. O DOSVOX não lembra em nada a interação do sistema operacional mais usado em computadores no mundo. Isto diminui a velocidade, ou mesmo impede, que pessoas com deficiência visual saibam como interagir no Windows, já que o DOSVOX funciona de um jeito particular.

Comparado ao Windows, a navegação é bastante diferenteSistema de navegação difere bastante do Windows

Jeito, aliás, defendido pelos próprios usuários do programa. O principal argumento de defesa é a realização das tarefas. Se funciona, é o que importa para alguns. Para outros, é importante que o sistema lembre o Windows para ajudar na adaptação posterior, caso haja. Longe desta polêmica, o DOSVOX é um dos sistemas operacionais mais acessíveis atualmente.

Porta de entrada

O DOSVOX já se mostrou como um leitor de tela confiável. E o mais importante: com muitas opções, que variam de enviar um tweet a converter arquivos MP3 para texto. Independente de lembrar ou não o Windows, é preciso que tenhamos meios de incluir toda a população no mundo informática. O sistema DOSVOX já é uma ótima referência nesse sentido.

Baixar DOSVOX para Windows

Leia também

Carregando comentários